Crea e PRF firmam Acordo de Cooperação Técnica

Parceria foca na fiscalização de transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais

Publicado: 27/05/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (SPRF-GO) firmaram, no dia 8 de maio, um Acordo de Cooperação Técnica que tem como objetivo fixar procedimentos e estabelecer formas de colaboração e troca de informações acerca da situação de regularidade de profissionais e empresas, bem como os dados fiscalizatórios, relacionados ao transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais.

Caberá ao Crea fornecer treinamento para utilização dos sistemas informatizados; e participar de fiscalizações em conjunto com a PRF, em veículos portadores de Autorizações Especiais de Trânsito (AET), em rodovias federais de Goiás.

São atribuições da SPRF-GO participar de fiscalizações, em conjunto com o Crea-GO, de veículos portadores de AET, em trânsito em rodovias federais de Goiás; conceder acesso às Unidades Operacionais da SPRF-GO aos fiscais do Crea-GO, mediante solicitação prévia e em conjunto com a PRF; e garantir o uso correto e restrito dos sistemas informatizados disponibilizados pelo Crea-GO.

O Acordo de Cooperação Técnica tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado a critério dos partícipes.

Primeira visita

Em abril de 2018, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida,  recebeu  visita de cortesia do superintendente Regional da PRF em Goiás, Álvaro Resende Filho, acompanhado do chefe de  Gabinete, Rafael Monterrari Martins; e do assessor Parlamentar Cléber Dias.

Durante o encontro, os representantes da PRF conheceram o modelo de fiscalização orientado e inteligente adotado pelo Conselho por meio da Plataforma ArcGIS, apresentada por Roger Barcellos.

Após a apresentação, o superintendente da PRF demonstrou interesse em firmar o acordo de cooperação técnica para fiscalizar o excesso de cargas que trafegam nas rodovias federais, danificando a malha viária.