Crea-GO investe em armazenamento seguro de dados

Sistema de armazenamento em rede garantirá a segurança do crescente número de dados virtuais do Conselho goiano

Publicado: 29/05/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Com a SAN, o Crea-GO multiplica sua capacidade de armazenamento em cinco vezes

Com a crescente demanda por serviços on-line do Crea-GO, como o Livro de Ordem Eletrônico, os Requerimentos On-line para Pessoas Físicas e Jurídicas, diversos aplicativos de Business Intelligence (BI), além do sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), dados de denúncias e fiscalização, e outras novidades que estão por vir, o Conselho precisou investir em um sistema seguro de armazenamento.

Como explica Luciano Garcia, líder da Área de Infraestrutura e Suporte do Departamento de Tecnologia da Informação do Crea, a ideia é manter os dados armazenados seguros e sempre disponíveis. “Investimos em storage, um equipamento que armazena os dados da rede local da empresa, podendo ser implementado como um servidor de arquivo, que faz cópias de segurança automáticas, evitando qualquer perda”, explica Luciano.

O sistema escolhido pelo Crea-GO foi a  Storage Area Network (SAN), uma rede de armazenamento composta por servidores e storages interligados. A SAN centraliza e melhora o gerenciamento das informações, proporcionando mais segurança e velocidade no acesso aos dados. Com a aquisição, o Crea multiplicou sua capacidade de armazenamento em cinco vezes, superando 100 terabites de capacidade.

“Com o investimento em tecnologias que trazem comodidade aos profissionais e agilizam a atuação do Conselho de maneira virtual, houve a necessidade de ferramentas que tornassem possível o armazenamento seguro de todos os dados gerados. Assim, o Crea adquiriu a SAN, com uma economia de quase 200 mil reais, para garantir a segurança de todos os dados dos profissionais goianos”, destaca o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida.