Crea-GO é referência nacional em monitoramento de processos éticos

Conselho goiano promoveu apresentação virtual de seu sistema a representantes de outros Regionais

Publicado: 19/06/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Em 18 de junho, o Crea-GO realizou uma reunião virtual com 72 participantes, entre conselheiros, assessores e colaboradores de Tecnologia da Informação (TI) de outros Regionais, com o objetivo de apresentar seu Sistema para condução de Processos Éticos Disciplinares. A reunião contou com abertura realizada pelo presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida; além da participação do coordenador nacional das Comissões de Ética dos Creas (CNCE), Eng. Agr. Marcelo Augusto Bexiga.

Após a abertura, a Eng. Civ. Letícia Carvalho, líder da Área de Análise de Conduta e Infração do Crea-GO, fez a apresentação do Sistema para condução de Processos Éticos Disciplinares, destacando como é feito o cadastramento de processos com documentos digitalizados; a interligação do sistema de processos éticos com o sistema de cadastro de profissionais; a geração automática de ofícios; os perfis de acesso para garantir o sigilo dos processos; como funciona a agenda de Audiências de Instrução.

Também foram apresentados o controle de Conselheiros Relatores para o coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-GO (CEP); a ferramenta de julgamento dos processos dentro do sistema; o controle de artigos infringidos e de decisões de cada órgão colegiado; a geração automática de deliberações e decisões; o controle de prescrição; o controle de prazo de processos encaminhados a conselheiros para relato em Câmara e Plenário; a interligação com outros sistemas existentes; e a aplicação de penalidades.

Por fim, Leandro Garcia e Wender Fernandes, ambos da área de Sistema e Qualidade de Software do Crea-GO, abordaram aspectos da implementação do Sistema para condução de Processos Éticos Disciplinares.

Para Letícia Carvalho, a reunião foi profícua. A engenheira destacou que “é de grande relevância o compartilhamento do nosso sistema de processos éticos, visando contribuir para a implementação de um sistema semelhante nos outros Creas do Brasil”, e se colocou à disposição para auxiliar a desenvolver um projeto para criação de um sistema semelhante nos outros Conselhos.

As avaliações dos ouvintes também foram positivas. “O pessoal do Crea-GO está de parabéns”, comentou um. Outro agradeceu ao Conselho goiano “pela disposição em abrir nacionalmente seu sistema de tramitação de processos. Adicionalmente, parabenizo a TI pelo excelente trabalho desenvolvido e a Letícia, pela clareza e objetividade durante toda a apresentação”. Um terceiro destacou esperar que “os outros Creas implantem sistemas similares”.