Crea participa de ciclo de palestra sobre resíduos sólidos

Promovido pela UFG, evento foi transmitido pelo YouTube e teve 361 visualizações

Publicado: 25/06/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Marcella Castro foi a responsável pela palestra, que foi transmitida ao vivo pelo YouTube

O Crea-GO participou de mais um ciclo de palestras com o tema “Perspectivas e desafios no gerenciamento de resíduos sólidos”, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), nesta quinta-feira (25). O encontro foi realizado pela plataforma StreamYard e transmitido pelo YouTube, com 361 visualizações.

Coube à Eng. Amb. Marcella de Castro, coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO, falar sobre a aplicação do Decreto Municipal nº 2.639/2017 e suas consequências, além de apresentar o Estudo de Caso sobre a experiência do Crea ao ser considerado grande gerador de resíduos sólidos e a transição da instituição visando o reenquadramento para deixar de ser classificado como grande gerador de resíduos.

Durante sua apresentação, a Eng. Marcella de Castro mostrou que, por meio do trabalho de sensibilização e conscientização dos colaboradores, o Crea-GO conseguiu obter uma redução de cerca de 60% no volume de resíduos gerados, uma vez que a maior parte do volume gerado se tratava de resíduos recicláveis, que passaram a ser recolhidos pela coleta seletiva do município. O Conselho passou então a destinar ao aterro sanitário de Goiânia resíduos no limite de 200 litros diários, deixando de ser enquadrado como grande gerador de resíduos.

Segundo a engenheira, todo o processo resultou ainda na economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais, na redução do impacto socioambiental negativo decorrente das atividades públicas, na promoção do consumo sustentável e na melhoria da qualidade de vida do servidor. Também foram adicionadas políticas para compras, objetivando a instituição de um Plano de Logística Sustentável (PLS), um instrumento de gestão que define ações e metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento adotando práticas de sustentabilidade que objetivam a eficácia do gasto e o aperfeiçoamento de processos de trabalho.