Programa Recarga Hídrica auxilia no dimensionamento de poços de infiltração

Iniciado em 2019, sistema apresenta informações como o tipo do solo e a profundidade do lençol freático em todo o Estado

Publicado: 17/07/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O programa Recarga Hídrica pode ser acessado pela Plataforma do Profissional

A drenagem na fonte, por meio de estruturas de infiltração, tem sido adotada por diversos países como medida mitigadora dos impactos da urbanização que geram grandes impermeabilizações da superfície. Assim, além da grande contribuição na drenagem pluvial, as estruturas de infiltração promovem a recarga hídrica do nível freático, possibilitando um ambiente mais saudável.

Dentre as estruturas usuais, o poço de infiltração é uma das mais eficazes, tanto pela geometria favorável quanto pela eficiência, comparada aos demais tipos de estruturas de infiltração. Mas, para o correto dimensionamento do poço de infiltração, assim como de qualquer estrutura para o mesmo fim, é necessário conhecer informações básicas, como o tipo do solo e a profundidade do lençol freático.

Assim, preocupado com os temas que envolvem a engenharia e a sociedade, o Crea promoveu parcerias com empresas de engenharia, organizando um banco de dados composto de milhares de resultados de sondagens e ensaios de infiltração realizadas em Goiás. Por interpolação desses dados, é possível obter informações para o dimensionamento dos poços de infiltração em qualquer lugar do estado.

Todos esses dados são disponibilizados aos profissionais do Crea-GO por meio de um sistema que está disponível no site do Conselho goiano desde setembro de 2019. No aplicativo, é possível pesquisar pelo CEP ou endereço, selecionar um ponto e a aplicação web mostra os pontos mais próximos onde foram feitos os ensaios de infiltração e sondagem, para verificar o índice de infiltração e o nível do lençol nesses lugares. A partir disso, o algoritmo criado estimará o nível do lençol e o índice de infiltração no ponto pesquisado.

O aplicativo disponibiliza, então, um relatório geral que fornece todas as informações do ponto específico pesquisado. A ideia é subsidiar o profissional com as informações necessárias para elaboração de um projeto de poço de infiltração para seu empreendimento. Todas as informações, baseadas em cálculos, podem ser utilizadas nos projetos. Atualmente, o sistema pode ser acessado pela Plataforma do Profissional.