Aplicativo Crea Mais Fácil recebe 4.311 denúncias desde o lançamento

Publicado: 14/08/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O aplicativo Crea Mais Fácil, lançado em 2017, pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, completa, neste mês de agosto, três anos de funcionamento. O app tem o objetivo de que profissionais da área tecnológica e a sociedade em geral possam encaminhar, pelo smartphone, o endereço com dados de obras e serviços irregulares, com o objetivo de denunciar o exercício ilegal das Engenharias, da Agronomia e das Geociências todo o Estado de Goiás.

O app foi desenvolvido pelo colaborador Wender Fernandes, da Área de Sistema e Qualidade de Software do Departamento de Tecnologia da Informação do Crea-GO. De 2017 a 2020, foram recebidas 4.311 denúncias do exercício ilegal das profissões do Sistema Confea/Crea. Qualquer cidadão, em qualquer lugar, com um smartphone na mão, pode fazer o registro da denúncia de forma rápida e prática, que pode ser anônima ou não.

O Crea Mais Fácil faz a geolocalização da obra ou serviço que está sendo denunciado, pelo GPS, e envia para o Departamento de Fiscalização. Em seguida, a equipe de fiscalização faz a apuração e a denúncia é encaminhada para os tablets dos fiscais, que dão prosseguimento ao processo. O usuário pode acompanhar pelo celular as notificações que informam o status da sua denúncia no Conselho.

A ideia é ajudar as cidades a serem mais seguras em relação a obras e serviços dos profissionais das engenharias. Com o aplicativo de denúncias, o Crea-GO valoriza e fiscaliza o exercício profissional, assegurando a prestação de serviços técnicos e a execução de projetos e obras com a participação de profissionais legalmente habilitados e registrados no Conselho, obedecendo aos princípios éticos e às normas técnicas e ambientais compatíveis com a legislação vigente.

Em julho de 2019, o programa foi atualizado, tornando possível aos profissionais o preenchimento do Livro de Ordem Eletrônico por meio de seus aparelhos celulares. Basta realizar o login a partir do número do Registro Nacional Profissional (RNP), para acessar o sistema e abrir novos livros e preencher os existentes. O aplicativo também permite a consulta de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), seja pelo número do documento ou pelo QR Code, inserido em cada ART emitida pelo Crea-GO.

Novidades – O aplicativo Crea Mais fácil realizou a Implementação do mapa nativo off line que  permite a realização de denúncias 100% offline, até mesmo em áreas onde não há nenhum sinal de internet, diferente do mapa carregado por meio de páginas web.

O aplicativo também implementou  o georreferenciamento reverso, que permite converter as coordenadas geográficas em endereço, sendo necessário preenchimento apenas dos campos complemento e descrição da denúncia.

Outra novidade é o vCard, um cartão de visitas digital que pode ser distribuído virtualmente, com uma simples leitura do qrCode na tela inicial, quando logado com perfil do profissional.

É importante ressaltar a segurança do aplicativo. Todas as informações trocadas entre o aplicativo e a base do CREA-GO utilizam protocolo de segurança TLS 1.2 ou superior prevenindo intercepção dos mesmos por meio de técnicas de ataque como the man in the middle (O homem do meio).