Estamos online!

menu

Maio Amarelo: o cuidado deve continuar o ano todo

O mês de maio é para se fazer uma reflexão de mudança de comportamento no trânsito. O Crea está promovendo uma palestra em comemoração à campanha

Publicado: 18/05/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO




Durante todo o mês de maio, o Crea-GO realizou  diversas ações virtuais, devido a pandemia,  para marcar a campanha Maio Amarelo, que tem como principal objetivo alertar sobre os altos números de acidentes de trânsito em Goiás, no Brasil  e no mundo.

O movimento está presente em 23 países em cinco continentes e nasceu no Brasil em 2014. A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para discutir o tema de segurança no trânsito.

Para marcar o mês, o Crea-GO inseriu diversos posts nas mídias digitais e matérias no site oficial da instituição sobre temas ligados à  campanha. O Confea também deu seu recado ao exaltar em suas redes sociais que um “transito seguro tem tudo a ver com a engenharia” e com os profissionais que fazem parte do Sistema Confea/Crea.

Na série de matérias sobre o Maio Amarelo, foi ressaltado o estudo da ONU que mostra que são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas; além de ser a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, de 5 a 14 anos; e o terceiro, de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

Também foi mostrado que os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, constituindo-se uma das principais causas de mortes no país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desses acidentes, os principais fatores de risco são dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeiras adaptadas para crianças.

Outra matéria lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período entre 2021 e 2030 como a “Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. Caso o objetivo não seja cumprido, a Declaração de Estocolmo prevê um total de até 500 milhões de mortes em todo o mundo na mesma década. A declaração também recomenda o controle da velocidade no trânsito, incluindo o objetivo de estabelecer um limite máximo de 30 quilômetros por hora em áreas de maior concentração de usuários vulneráveis e veículos.

Para fechar o mês de maio, o Crea-GO vai realizar um painel sobre  “Conscientização e prevenção de acidentes de trânsito” no dia 26 de maio (quarta-feira), às 19 horas. O painel tem como objetivo discutir as relações da mobilidade urbana com as demais funções urbanísticas de habitação, trabalho e lazer a partir de uma perspectiva histórica. A palestra será online por meio da Plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas no site do Crea-GO (www.creago.org.br) na aba “cursos e eventos"No dia do evento será enviado o link, por e-mail, para acesso à sala virtual.

O palestrante e Eng. Civ. Marcelo Pontes Pereira vai falar sobre os desafios e possibilidades da Engenharia de tráfego frente aos clássicos problemas de trânsito e ao novo paradigma de mobilidade urbana da sociedade digital pós-moderna. Atualmente,  ele é analista de obras e urbanismo da Secretária Municipal de Mobilidade (SMM) e projetistas na área de engenharia de tráfego. Já o diretor de Educação para o Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, que é especialista em Direito e Gestão do Trânsito pelo Centro Estudos Avançados em Trânsito de São Paulo (CEAT-SP), vai abordar a “Legislação de Trânsito Brasileira e suas contribuições com a segurança viária”.