Estamos online!

menu

A beleza oculta de Goiânia

Eng. Civil., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira

Publicado: 22/05/2021 - Fonte:




O traçado original de Goiânia, na concepção do arquiteto Attilio Corrêa Lima, foi inspirado em Paris. A Cidade Luz também influenciou a nova capital nos anos de 1930. Goiânia é a segunda cidade no mundo, fora da França, com mais construções no estilo Art Déco, que pode ser facilmente identificados em edificações históricas como o Teatro Goiânia, a Antiga Estação Ferroviária e o Palácio das Esmeraldas.

Ao todo, vinte e dois edifícios e monumentos no estilo Art Déco espalhados pela capital foram tombados como patrimônio pelo IPHAN. Entretanto, outras construções complementam o acervo, especialmente nos setores mais antigos da cidade, como Centro, Setor Sul e Aeroporto, mas que estão escondidos atrás de grandes placas de propaganda comerciais e letreiros de identificação dos imóveis.

Para resolver o problema, o prefeito Iris Rezende sancionou, em janeiro de 2020, a Lei Complementar nº 326, que trata do Programa de Ordenação dos Engenhos Publicitários nos Núcleos Urbanos Pioneiros de Goiânia. A lei, que completou um ano e quatro meses, tinha como objetivo garantir a despoluição visual do Centro e de Campinas, com proprietários e lojistas adequando as placas publicitárias e de identificação, além de reformarem e pintarem as fachadas, com benefício de terem até dois anos de isenção de IPTU. Mas nada disso aconteceu.

A ideia de resgatar o patrimônio e torná-lo visível para a população e turistas é excelente, mas é necessário ir além. Com integração entre os poderes municipal e estadual, incentivos não só em relação ao IPTU, como prevê a lei sancionada, mas também sobre o ICMS e ISSQN, além de possibilidades de financiamento pelo BNDES ou fundos do Estado, por exemplo, comerciantes e a proprietários de imóveis serão mais propensos a aderir à proposta.

As mudanças trarão benefícios para a cidade, atraindo turistas e contribuindo com a economia local. Com as modificações, pode-se criar uma rota turística para conhecer a Art Déco em Goiânia. Para isso, é imprescindível investir em áreas como a segurança, iluminação pública, revitalização das calçadas, acessibilidade e outros. Goiânia é uma cidade jovem, o que facilita a aplicação de todas essas mudanças que valorizarão nossa história e contribuirão para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

A restauração da Art Déco é o resgate da beleza da nossa capital e também a criação de uma nova possibilidade de crescimento para a cidade. A Prefeitura de Goiânia deu o primeiro passo, agora é necessário agir para que todo o potencial cultural, turístico e econômico seja de fato alcançado.

 

Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira

Presidente do Crea-GO