Eng. Civil Antonio de Padua Teixeira
Publicado: 18/02/2018 - Fonte:Em 1877 o Engenheiro Militar Francisco Adolfo de Varnhagen, Visconde do Porto Seguro, encaminhou ao Ministro da Agricultura um documento falando sobre a melhor localização para a futura capital do Brasil. O lugar melhor avaliado por ele foi "a bella região situada no triângulo formado pelas três lagoas Formosa, Feia e Mestre d'Armas", praticamente na localização atual de Brasília. Um de seus argumentos foi a existência de "chapadões elevados mais de mil e cem metros acima do mar" e outro foi a de ali estavam as cabeceiras de rios das três principais bacias hidrográficas do Brasil, do Amazonas, do Prata e do São Francisco.
Nesta época a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro já estava sendo construída em São Paulo. Varnhagen sugeriu, no mesmo documento, que ela "deveria desde já para esta paragem se encaminhar, seguindo algumas vertentes e buscar, pelo caminho mais fácil, a foz do Corumbá, no Paranahyba, para subir depois aquelle rio e o São Bartholomeu até as cabeceiras deste".
O Segundo Batalhão Ferroviário construiu, noventa anos depois, uma estrada de ferro ligando Pires do Rio a Brasília seguindo exatamente este traçado previsto por Varnhagen.
Ao escrever, em 1899, um prefácio para nova publicação do seu livro Viagem ao Araguaia, escrito em 1863, o General Couto de Magalhães, que fora Presidente da Província de Goyaz de 1862 a 1864, e ardoroso defensor da navegação no Rio Araguaia, fez o comentário:
"Minha opinião hoje, com relação a esta navegação, é que ella nunca será cousa regular enquanto a estrada de ferro da Companhia Mogyana não chegar às águas do Araguaya."
Mais adiante Juscelino, em discurso no dia 30 de junho de 1958, disse que "a rodovia Anápolis-Brasília está concluída, com 130 quilômetros asfaltados, estabelecendo assim a ligação indispensável da nova cidade com a Estrada de Ferro Goiás". De acordo com o Sindicato da Indústria do Cimento, em 1958 foram transportadas para Brasília 55.222 toneladas de cimento. Naquele ano foi registrado também o transporte pela ferrovia, até Anápolis, de 11.478 toneladas de estruturas metálicas, além de outros 560 vagões com vergalhões e tubos de aço, máquinas, estacas e guindastes. Isto poderia ter chegado a Brasília de trem.
A mentalidade de Juscelino era rodoviária e ele não compartilhou com Varnhagen e Couto Magalhães a visão do desenvolvimento que poderia vir com a ferrovia. Ele declarou no discurso que a ligação de Brasília com a ferrovia era indispensável, mas o fez através de uma rodovia. Ele trouxe a indústria automobilística para o Brasil e fez milhares de quilômetros de rodovias. Quantos quilômetros de ferrovias ele fez? Nenhum. Nem um.
Eng. Civil Antonio de Padua Teixeira
Assessor Técnico do Crea-GO
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem