Abertas as inscrições do curso para formação de facilitadores do Projeto Orla

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho. O curso ocorrerá no segundo semestre de 2021

Publicado: 21/06/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação doCrea-GO

Até o dia 25 de junho de 2021 estão abertas as inscrições para o curso de “Formação de Facilitadores para o Projeto Orla”, ofertado pela Universidade Federal do Pará - UFPA, em parceria com pesquisadores e professores de várias regiões e instituições de ensino e pesquisas brasileiras como a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

O curso é objeto de Termo de Execução Descentralizada firmado com a SPU e ocorrerá no segundo semestre de 2021, com aulas no período noturno, estruturadas em cinco módulos, com carga horária total de 180 horas. O projeto Orla é uma ação interministerial formada pelos Ministérios da Economia, Turismo, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Serão selecionados 80 candidatos, sendo 16 por região do país. O objetivo é  capacitar profissionais para auxiliar municípios na condução dos processos para elaboração de Planos de Gestão Integrada - PGI de suas orlas marítimas, fluviais, lacustres e estuarinas, conforme a metodologia do Projeto Orla.

O público-alvo são profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento, preferencialmente, que possuam experiência em técnicas de planejamento territorial participativo e mediação de conflitos e com disponibilidade de tempo e interesse para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) das orlas brasileiras.

A metodologia para a elaboração do PGI prevê a realização de Oficina de Planejamento em duas etapas na sede do município contratante, com a presença de representantes dos três níveis do Poder Público, além da sociedade civil organizada.

O curso também será disponibilizado pela web ao público geral, sem direito a certificação. Mais informações clique aqui.