Acordo visa ao aprimoramento da fiscalização de obras e serviços das Engenharias, da Agronomia e das Geociências nos municípios
Publicado: 24/06/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOO presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg Trab. Lamartine Moreira, os fiscais de Postura e Edificações, Marcelo Antônio Moreira de Sousa e Pedro Paulo da Costa Filho, representantes do prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro; o prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor Alves; o secretário de Obras Nilvan Braz de Lima, representando o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor; e o prefeito de Carmo do Rio Verde, Geraldo dos Reis Oliveira, assinaram em 24 de junho, na sala de reuniões, Termo de Cooperação Técnica entre as prefeituras e a Autarquia goiana. O acordo tem foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, públicas ou privadas, visando à realização de ações adequadas que protejam a sociedade.
As prefeituras de Uruaçu, Palmeiras de Goiás, Jaraguá e Carmo do Rio Verde se comprometem, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados nos municípios; e o Crea, a auxiliar as administrações municipais na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das Engenharias e da Agronomia.
Também por meio dos acordos de cooperação assinados, o Crea-GO disponibilizou às prefeituras acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros projetos gratuitos do Crea. O prefeito Geraldo dos Reis Oliveira ainda recebeu uma cópia do Modelo de Código de Obras desenvolvido pela equipe técnica do Conselho para municípios de até 20 mil habitantes.
O presidente Lamartine Moreira destacou que os acordos firmados com as prefeituras em todo o Estado de Goiás “são importantes para fomentar nos entes públicos que o Crea é um parceiro para viabilizar projetos importantes para as comunidades locais; projetos nos quais o Conselho atua como interlocutor entre a prefeitura e os profissionais da região, favorecendo o município, a sociedade e toda a cadeia produtiva local”, frisou o presidente.
Os representantes de Uruaçu ficaram ficou muito satisfeitos com o convênio. “Esse convênio vai facilitar a fiscalização das obras de cidade. Com a troca de informações, teremos em tempo real os dados que precisamos para executar nosso trabalho. Além de saber os dados das obras, saberemos se ela tem, por exemplo, alvará de construção”, declarou o fiscal Marcelo Antônio Moreira de Sousa
O prefeito Vando Vitor Alves comentou que o convênio é de suma importância para a cidade de Palmeiras de Goiás “Nossa cidade possui um caráter migratório, recebendo pessoas de todo o Brasil, devido a quantidade de indústrias instaladas. E nós queremos a regularização de todas as construções da cidade. Essa parceria com o Crea será muito importante. O programa ‘Casa Própria’ vai me ajudar muito. Hoje eu tenho um déficit habitacional de 3.500 moradias”, agradeceu.
Já o prefeito Geraldo dos Reis Oliveira disse que o convênio é uma grata surpresa. “Quem ganha com a parceria entre o Crea e a prefeitura, é a população. Vamos proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade. Queremos colocar essa parceria para funcionar, principalmente porque ela ajuda os municípios pequenos. O compartilhamento de informações nos ajuda a melhorar e prestar melhores serviços”, declarou
Também participaram da reunião, pelas prefeituras, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Simão, Giovânio Rosa Alves; a secretária de Habitação da Cachoeira Alta, Celeny Silva; e o chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás, Jaime Ricardo Ferreira..Pelo Crea-GO, esteve presente o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Civ. Jeorge Frances Rodrigues; e o líder da Área de Fiscalização, Planejamento e Geoprocessamento, Frederico Neiva Borges.
Acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland
No mesmo dia, o Conselho goiano também assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) com o objetivo de promover cursos de aperfeiçoamento e formação para o municípios do Estado de Goiás que possuam acordos firmados com o Crea-GO, para empresas e profissionais devidamente registrados na Autarquia Federal.
O Termo também visa a divulgação, difusão, capacitação, transferência de tecnologia e fomento do aprimoramento técnico da indústria de moldados, pré-moldados e artefatos de cimento em empresas, obras e serviços das Engenharia, da Agronomia e das Geociências, públicas e privadas, visando uma ação adequada de aperfeiçoamento tecnológico de profissionais e empresas do segmento. O Termo de Cooperação Técnica tem vigência de 60 (sessenta) meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Para Fernando César Crosara, Gerente Regional do Centro Oeste da ABCP, a assinatura do acordo representa “ter condições de chegar em um público de interesse para a ABCP. Por isso, estamos buscando essa parceria com o Crea-GO para nos aproximar de prefeitos e engenheiros. Temos 86 anos de mercado e além de cuidar da qualidade do seu principal produto, que é o cimento, cuidamos também do desenvolvimento do mercado de produtos a base de cimento”.
Notícias
Um dia após a posse, Câmaras Especializadas do Crea-GO realizam reuniões de trabalho Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras Lamartine Moreira e Dolzonan Mattos dialogam sobre pautas em comum