Crea-GO firma parceria técnica com mais três prefeituras

Representantes das prefeituras de Alto Horizonte, São Simão e Silvânia assinaram acordos nesta quarta-feira

Publicado: 15/07/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

“É sempre motivo de felicidade, avançar nesses acordos com as prefeituras”, destacou Lamartine Moreira

O Crea-GO, por meio do presidente Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, firmou, na tarde de 14 de julho, acordos de cooperação técnica com as prefeituras de Alto Horizonte, São Simão e Silvânia. Esta última já tinha parceria prévia com o Conselho goiano, mas é a primeira vez que as prefeituras de Alto Horizonte e São Simão firmam o acordo.

Os termos de cooperação técnica assinados pelo Crea-GO com as prefeituras goianas têm foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, públicas ou privadas, visando à realização de ações adequadas que protejam a sociedade de todo o Estado.

Com as assinaturas, as prefeituras acordantes se comprometem, entre outros, a solicitar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das obras e serviços relativos ao Sistema Confea/Crea iniciados nos municípios; e o Crea, a auxiliar as administrações municipais na fiscalização das obras e serviços públicos e privados das áreas abrangidas pelo Sistema.

Também por meio dos acordos de cooperação assinados, o Crea-GO disponibiliza às prefeituras acesso aos programas “Casa Própria”, “Horta Caseira Sustentável”, “Calçada Acessível” e outros projetos gratuitos do Crea. Aos municípios com até 20 mil habitantes, o Crea-GO também concede um modelo de Código de Obras, desenvolvido pela equipe técnica do Conselho.

De acordo com o presidente Lamartine Moreira, os acordos firmados com as prefeituras em todo o Estado de Goiás “são importantes para fomentar nos entes públicos que o Crea é um parceiro para viabilizar projetos importantes para as comunidades locais; projetos nos quais o Conselho atua como interlocutor entre a prefeitura e os profissionais da região, favorecendo o município, a sociedade e toda a cadeia produtiva local”.

Para o prefeito de Silvânia, Geraldo Luiz Santana, o acordo firmado com o Crea “é extremamente importante, pois nos dá segurança quanto à fiscalização das obras no município e dá credibilidade a Silvânia, por ter aporte do Conselho na administração”. O prefeito ainda destacou os programas “Cidades Verdes” e “Casa Própria”, além do acesso ao Livro de Ordem eletrônico do Crea, como importantes para o município.

Já Francisco de Assis Peixoto, prefeito de São Simão, destacou ser “um prazer estar aqui e conhecer essa parceria do Crea, que é muito importantes e a partir do qual poderemos ajudar a nossa população”. Para o prefeito, o programa “Casa Própria” se destacou entre aqueles oferecidos pelo Conselho. “É um parceiro com conhecimento técnico que nos ajudará nesse projeto social de moradias”, frisou.

Representante da Prefeitura de Alto Horizonte, a engenheira responsável pela pasta da Habitação, Fleury Cardoso, ressaltou que a parceria com o Crea “é de suma importância para o município, uma vez que há um Plano de Habitação Municipal que vai construir com recursos próprios aproximadamente 300 residências ao longo dos quatro anos de mandato do atual prefeito. Isso vai ao encontro do que o Crea nos oferece e também do que exige”.

Pelo Crea-GO, além do presidente Lamartine Moreira, também participaram da reunião o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Civ. Jeorge Frances; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. e Autom. Roger Barcellos, que foi o responsável por apresentar aos representantes das prefeituras os detalhes da parceria com o Conselho goiano.

Waldir Belisario, engenheiro da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), também participou do encontro com os representantes municipais, apresentando informações sobre a Associação e sua expertise em tecnologia do cimento. Crea e ABCP possuem um acordo de cooperação que visa promover cursos de aperfeiçoamento e formação para o municípios do Estado de Goiás que possuam acordos firmados com o Conselho.

Pela prefeitura de Silvânia, também esteve presente o engenheiro Joviano Gonçalves de Araújo. Acompanhando o prefeito de São Simão, também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovanio Rosa Alves, e o assessor de Gabinete, Carlos Humberto Oliveira. Já por Novo Horizonte, ainda esteve presente o Secretário Executivo da Habitação, Vilmar Gomes dos Santos.

Texto: Brunno Falcão
Fotos: João Quintino
Equipe de Comunicação do Crea-GO

ASSINATURAS COM PREFEITURAS 02.JPG O prefeito Geraldo Luiz Santana (E), de Silvânia, assina o acordo com o presidente Lamartine Moreira