Crea apresenta projetos a inspetores e lideranças de Caldas Novas

Evento virtual contou com a participação do presidente Lamartine Moreira

Publicado: 19/07/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Presidente, colaboradores e inspetores do Crea, além de lideranças profissionais, acadêmicas e políticas participaram do encontro virtual

O Crea-GO promoveu, em 14 de julho, por meio da plataforma Zoom, um encontro que reuniu inspetores e lideranças profissionais, acadêmicas e políticas de Caldas Novas para conhecer os programas do Conselho goiano. O evento contou com a participação do presidente do Conselho goiano, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, e com palestras ministradas por diversos colaboradores do Regional. No total, 30 pessoas participaram do evento.

A abertura do encontro foi feita pelo assessor institucional do Interior, Eng. Agr. Vicente Machado, e pelo presidente Lamartine Moreira. Em seguida, o assessor institucional Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, da Coordenadoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, apresentou o Programa Cidades Verdes, que visa incrementar o planejamento e administração de áreas urbanas sob as óticas ambiental e social; e o projeto Horta Caseira Sustentável, que estimula o cultivo de hortaliças em pequenos ambientes, por meio da hidroponia. Aquila também foi o responsável por apresentar o Programa Mulheres e falar sobre o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Crea é signatário.

Ainda no evento, a assessora do Crea-GO Jovem, Eng. Civ. Ana Renata Litfalla, falou sobre o programa, que objetiva proporcionar a estudantes das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea a oportunidade de estar em contato com o Conselho e com as diretrizes que levam à formação de um profissional ético e responsável. Já o coordenador de Integração de Dados, Eng. Civ. Eliel Oliveira, falou sobre o projeto Recarga Hídrica, que, por interpolação desses dados, oferece informações para o dimensionamento dos poços de infiltração em qualquer lugar do estado.

Líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, o Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos tratou dos termos de cooperação técnica firmados pelo Crea-GO com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com atuação em Goiás; e sobre o programa de Engenharia Pública Casa Própria, que disponibiliza uma variedade de projetos de residências de até 69,99m² à população, através de parceria com os municípios. Roger também fez uma apresentação sobre a fiscalização georreferenciada do Conselho goiano.

Participaram do encontro os inspetores do Crea-GO em Caldas Novas, Eng. Amb. Leidiane Maria Martins, Eng. Civ. José Francisco de Carvalho e Eng. Civ. Alexandre Palmerston Lemos. Os membros do Conselho Consultivo da cidade, Geol. Fábio Haesbaert, Eng. Amb. Laurence Damasceno, Eng. Civ. João Victor Onofre, Eng. Civ. Jordana Moura, Eng. Agr. Silvio Junqueira, Eng. Amb. Rosana Brandão e Eng. Civ. Wagner Tomé também estiveram presentes, assim como os profissionais convidados Eng. Civ. Cleiton Borges, Eng. Civ. Raphael Mendes e Eng. Civ. Joyce Karolline Rodrigues.

Os secretários municipais de Planejamento, Marcus Xavier; e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Gustavo da Silva, além das coordenadoras de Projetos Nanda Guimarães e Bruna Carriel, também conheceram os programas do Crea-GO no evento. O diretor da Faculdade Integra, Ítalo Castro, e a coordenadora Acadêmica Fabiana Ferraz, assim como o diretor da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS, Iris Gonzaga, e a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da instituição, Werica Capel, também participaram do encontro virtual.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano de Caldas Novas (CDU), Sandro Gonzaga, o vice-presidente da Associação Comercial de Caldas Novas (ACICAN), Daniel Pereira e o vereador Professor Rodrigo também marcaram presença no evento, que ainda discutiu possíveis parcerias entre as instituições de ensino, associações, poder público e o Crea-GO, alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade de Caldas Novas.

Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO