Palestras online discutem Gestão de Riscos e implantação do Selo Procel Edificações

As aulas virtuais são promovidas pelo Crea e Ipog em 11 de agosto

Publicado: 26/07/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O Crea-GO e o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) promovem, no dia 11 de agosto (quarta-feira), às 19h, duas palestras técnicas online: “Por que a Gestão de riscos em obras é essencial?” e  “Implantação do selo Procel Edificações em Obras de Reforma”. As aulas serão ministradas, respectivamente, por dois engenheiros civis: Sérgio Botassi dos Santos e Wilson Falcão, pela Plataforma Zoom.

Com o tema “Por que a Gestão de riscos em obras é essencial?”, a primeira palestra, ministrada pelo Eng. Civ. Dr. Sergio Botassi dos Santos, vai explicar que, com a nova lei de licitações, a gestão de riscos se tornou obrigatória para determinados regimes de contratação e porte de obras e serviços de engenharia, demonstrando a sua relevância para o bom andamento técnico e econômico durante a implantação de projetos de engenharia. Na palestra será abordada também uma visão geral do assunto e aspectos relevantes que merecem atenção dos profissionais que lidam com gestão de obras.

O segundo palestrante, Eng. Civ. Me. Wilson Falcão, vai falar sobre “Implantação do selo Procel Edificações em Obras de Reforma”, com o objetivo de mostrar as principais características do selo Procel Edfica  e o que precisa de atenção quando aplicar as metodologias existentes de apuração. O palestrante também vai apresentar o case de implantação do Selo Procel em uma edificação em reforma com seus exemplos de soluções utilizadas.

Sobre os palestrantes

O Eng. Civ.  Sergio Botassi dos Santos é doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com nota máxima da CAPES; é graduado e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000, 2003). Atua como consultor em construção civil desde 2008 pela SBS Consultoria em Engenharia. Ganhador do prêmio de melhor tese de doutorado em 2011 pelo Governo Federal pelas contribuições na área de estruturas de concreto. Laureado em 2018 em segundo lugar no prêmio internacional Excellence in Concrete Construction Award pelo American Concrete Institute. Atualmente, é professor efetivo da PUC-Goiás; é coordenador de Cursos de pós-graduação do IPOG; é professor de pós-graduação do IPOG desde 2008, ministrando aula nas principais capitais do país; é consultor em Materiais de Construção, é Perito e superintendente em Engenharia do Ministério Público do Estado de Goiás. Possui grande número de publicações técnicas (artigos e livros) na área de tecnologia do concreto, gerenciamento de obras e gestão de riscos.

O Eng. Civ. Wilson Falcão é  formado em Engenharia Civil. Possui especialização em Construções Sustentáveis. LEED Green Associate pela United States Green Building Council (USGBC). É Consultor e Instrutor de Sustentabilidade pelo SEBRAE. É professor de Gestão de Obras e Qualidade na Construção Civil. Possui mestrado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). É gerente de Obras Civis do Metrô de Fortaleza (CE). É membro do CB024/ABNT para revisão das normas de incêndio em túneis metroferroviários.

Inscrições

Os interessados na palestra “Gestão de Riscos e Implantação do Selo Procel Edificações” devem se inscrever por meio do site do Crea-GO, acessando o ícone “Cursos e Eventos” e, na sequência, “Eventos e Palestras”, ou diretamente clicando aqui. No dia da palestra, o link de acesso à sala virtual em que a aula será ministrada ao vivo será enviado no e-mail informado.

Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO