Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira
Publicado: 27/08/2021 - Fonte:O Brasil volta a viver a ameaça de uma nova crise energética com a possibilidade de apagões e racionamento em diversas regiões, devido à falta de chuva nos reservatórios. Diante deste cenário, que pode afetar diversos setores da atividade econômica, reforçam-se as necessidades para os investimentos tanto em fontes alternativas de energia quanto em soluções mais eficientes de iluminação, inclusive pública.
A aposta na tecnologia em LED é um exemplo e tem chamado a atenção dos governantes para implantação nos ambientes públicos. Isto porque, dentre as vantagens que envolvem segurança e menor impacto ao meio ambiente, está a redução de consumo em até 50%, proporcionando economia considerável.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) apontam que dos 19 milhões de pontos de iluminação pública no Brasil, aproximadamente 3,8 milhões já possuem LED, o que equivale a 20% do total. Além disso, o Brasil possui grande capacidade instalada de indústrias que produzem luminárias LED, permitindo que todos os municípios brasileiros migrem para este tipo de equipamento nos próximos cinco anos.
Uma comitiva da Prefeitura de Goiânia viajou em julho para Salvador, na Bahia, para conhecer a experiência da cidade com a utilização da tecnologia LED na iluminação pública. A ideia é implantar o modelo em Goiânia. Segundo o secretário de Administração Fabiano Bissotto, líder da comitiva, a implantação da tecnologia em LED trará muitos benefícios à população em diversos aspectos, uma vez que as lâmpadas são menos poluentes, a luminosidade é de grande alcance e nitidez, a durabilidade é em média de 5 anos e o consumo baixo de energia e baixa manutenção. A cidade ficará mais iluminada, bonita, com maior sensação de segurança, trazendo ainda economia aos cofres públicos. Uma atitude louvável do executivo municipal, caso o projeto seja realmente licitado até o fim deste ano e executado a partir de 2022.
Repensar o consumo de iluminação e os tipos de lâmpadas também faz parte do conceito de cidades inteligentes, que visa proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos por meio da modernização dos espaços e serviços urbanos. Além das luzes de LED, outras tecnologias podem ajudar como o investimento em equipamentos alimentados a energia solar e o acionamento de luzes por presença. Vamos torcer para que a substituição das lâmpadas tradicionais por luminárias de LED, assim como a aplicação de novas tecnologias limpas, aconteça logo em Goiânia.
Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira
Presidente do Crea-GO
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem