Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Laboratórios Include abrem 450 vagas para cursos de robótica gratuitos em Goiás

Aulas são voltadas para jovens de 12 a 20 anos. Inscrições podem ser realizadas pela internet até amanhã (28)

Publicado: 27/08/2021 - Fonte: Sedi-GO


Alunos verificam funcionamento de impressora 3D no laboratório Include de Luziânia, no entorno do Distrito Federal (Foto: Divulgação/Sedi)


Os laboratórios de tecnologia Include estão com inscrições abertas para capacitação gratuita de jovens de 12 a 20 anos em Goiás. São 450 vagas abertas para as seis unidades instaladas no Estado - Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Goiânia (duas). As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 28 de agosto, pelo link https://institutocampusparty.org.br/inscricao/.

As aulas estão previstas para terem início no dia 30 de agosto. Será a primeira turma do Include cujos alunos vão poder estudar presencialmente – formato híbrido, com o estudante tendo a opção de escolher online ou presencial. Os requisitos básicos para inscrição, além de ter entre 12 e 20 anos, é ser estudante de escola pública ou bolsista e residir na comunidade em que o laboratório se encontra. Em caso de empate, a classificação dos selecionados obedecerá a ordem de inscrição.

Por meio do Include, os alunos serão introduzidos ao mundo da tecnologia pelo ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas).

O que é o Include

O Include tem como objetivo inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais, possibilitando o conhecimento dessas novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. “Os laboratórios são ambientes de conexão dos jovens com o futuro e suas profissões”, resume o secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira.

A implantação do Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party. Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente à população cursos com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital.

Unidades em Goiás                                        

  • Goiânia: Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo e Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom);
  • Alto Paraíso de Goiás: Asjor - Associação Comunitária da Vila de São Jorge;
  • Cavalcante: Colégio Estadual Elias Jorge Cheim;
  • Luziânia: Instituto Federal de Goiás em Luziânia;
  • Valparaíso de Goiás: Casa da Cultura Mestre Sabá.

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi-GO)