Estamos online!

menu

Laboratórios Include abrem 450 vagas para cursos de robótica gratuitos em Goiás

Aulas são voltadas para jovens de 12 a 20 anos. Inscrições podem ser realizadas pela internet até amanhã (28)

Publicado: 27/08/2021 - Fonte: Sedi-GO


Alunos verificam funcionamento de impressora 3D no laboratório Include de Luziânia, no entorno do Distrito Federal (Foto: Divulgação/Sedi)


Os laboratórios de tecnologia Include estão com inscrições abertas para capacitação gratuita de jovens de 12 a 20 anos em Goiás. São 450 vagas abertas para as seis unidades instaladas no Estado - Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Goiânia (duas). As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 28 de agosto, pelo link https://institutocampusparty.org.br/inscricao/.

As aulas estão previstas para terem início no dia 30 de agosto. Será a primeira turma do Include cujos alunos vão poder estudar presencialmente – formato híbrido, com o estudante tendo a opção de escolher online ou presencial. Os requisitos básicos para inscrição, além de ter entre 12 e 20 anos, é ser estudante de escola pública ou bolsista e residir na comunidade em que o laboratório se encontra. Em caso de empate, a classificação dos selecionados obedecerá a ordem de inscrição.

Por meio do Include, os alunos serão introduzidos ao mundo da tecnologia pelo ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas).

O que é o Include

O Include tem como objetivo inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais, possibilitando o conhecimento dessas novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. “Os laboratórios são ambientes de conexão dos jovens com o futuro e suas profissões”, resume o secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira.

A implantação do Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party. Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente à população cursos com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital.

Unidades em Goiás                                        

  • Goiânia: Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo e Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom);
  • Alto Paraíso de Goiás: Asjor - Associação Comunitária da Vila de São Jorge;
  • Cavalcante: Colégio Estadual Elias Jorge Cheim;
  • Luziânia: Instituto Federal de Goiás em Luziânia;
  • Valparaíso de Goiás: Casa da Cultura Mestre Sabá.

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi-GO)