Estamos online!

menu

Emoção marca entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea na abertura da Soea Connect

Gratidão, reconhecimento, incentivo e fortalecimento foram as palavras dos homenageados

Publicado: 16/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea


Representando os homenageados in memoriam, Giovana Fleury (E) recebeu a honraria em nome do marido, o eng. eletric. Augusto Fleury


Presencial ou virtual, a cerimônia de entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea é sempre marcada pela emoção. 

Como há 63 anos, seguindo a tradição, a entrega de 12 Medalhas do Mérito, as homenagens in memoriam com a inscrição de 12 nomes  no Livro do Mérito e as três Menções Honrosas – destinadas a empresas públicas ou privadas, instituições de ensino e entidades de classe que fomentam o desenvolvimento tecnológico – foram entregues na noite de 15 de setembro, quando da abertura da Soea Connect. 

Em seu discurso, o presidente do Crea-GO, eng. civ., agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, parabenizou todos os homenageados pelo legado deixado em seus estados e, de maneira geral, em todo o país. “Os homenageados são sinônimos de dedicação à tecnologia, ao desenvolvimento e, principalmente, às pessoas. São exemplos de valores éticos, morais e intelectuais”, frisou.

Apenas com um representante de cada categoria presente na cerimônia, a apresentação de vídeos exibindo a entrega das honrarias nos Creas foi a forma encontrada pela Comissão Nacional Organizadora da Soea (ConSoea) para que todos estivessem presentes, mesmo os já falecidos, representados por seus familiares.

Inscritos no Livro do Mérito – in memoriam

Aderaldo Leocádio da Silva – engenheiro agrônomo – especialista em Botânica e Sistemática
Ascânio Pruner – engenheiro industrial 
Augusto Fleury Veloso da Silveira – engenheiro eletricista e físico
Cleverson Cabral – engenheiro geólogo 
Dirceu Neri Gassen – engenheiro agrônomo
Eberhard Wernick – geólogo
Hermínio Filomeno da Silva Neto – engenheiro civil
Ivan Lúcio Pereira – engenheiro civil 
Jaime Rotstein – engenheiro civil 
Marília Locatelli – engenheira florestal 
Mário de Mari – engenheiro civil
Valério Ribon – engenheiro agrônomo 

Representando os homenageados in memoriam, Giovana Fleury, esposa do engenheiro eletricista Augusto Fleury Veloso da Silveira, indicado para inscrição no Livro do Mérito pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – seção Goiás (Abee-GO) e pelo Crea-GO, falou do “momento especial e emocionante”.

“Estou muito honrada em receber esta homenagem em nome do meu esposo, Augusto Fleury, que dedicou sua vida à engenharia, através de suas ações como engenheiro, pesquisador e professor, e sempre fez tudo com muito amor”, destacou, lembrando ainda que “honrarias são importantes porque incentivam, valorizam e fortalecem os que trabalham pela engenharia”.

Receberam a Medalha do Mérito

Adriano da Silva Lopes – engenheiro agrônomo
Antonio Nunes de Miranda – engenheiro civil 
Belchior de Oliveira Rocha – engenheiro eletricista 
Creso Villela – engenheiro/arquiteto 
Flávia Rabelo Barbosa Moreira – engenheira agrônoma  
João Sergio Cordeiro – engenheiro civil 
Jorge Nei Brito – engenheiro mecânico 
José Maria H. Condurú Neto – engenheiro agrônomo  
Luis Roberto Andrade Ponte – engenheiro civil  
Marcos José Tozzi – engenheiro civil 
Maria Urbana Corrêa Nunes – engenheira agrônoma
Waldir Duarte Costa – geólogo 

Quem falou em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito foi Flávia Rabelo, engenheira agrônoma indicada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago) e pelo Crea-GO.

“No ano passado, completei o ciclo da minha vida profissional como engenheira agrônoma e pesquisadora na área de Entomologia. Esta homenagem é o coroamento de 46 anos dedicados ao trabalho e partilho este reconhecimento com os que estavam comigo durante todos estes anos”, frisou Flávia.

Receberam as placas de Menção Honrosa

Romagnole Produtos Elétricos S.A.
Tupy S.A. 
Universidade de São Paulo (Usp)

História

A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela resolução número 118/1958, do Confea. O documento também criou a Comissão do Mérito, responsável pela escolha dos homenageados. 

Em 2021, a comissão é coordenada pelo conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha e formada por: Andréa Brondani da Rocha, eng. agr.; Carlos de Laet Simões Oliveira, eng. mec.; Daniel de Oliveira Sobrinho, eng. eletric.; e João Carlos Pimenta, eng. civil. 

Profissionais do futuro

Ao se dirigir aos participantes da Soea Connect, Bitencourt agradeceu aos membros da comissão, citando a assistente Neuzi Lima, os conselheiros, o jornalista Felipe Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea, e Sílvia Girardi, secretária executiva da Semana.

“Somos profissionais de um novo tempo”, disse o coordenador para quem “a tecnologia é a ciência aplicada em sua essência, representada pela inteligência e pelo saber fazer dos homenageados que deram contribuições relevantes para o Sistema Confea/Crea e para uma sociedade sustentável”.

O conselheiro federal desejou que “o legado dos homenageados ilumine os participantes da Soea Connect. Foram e são vidas dedicadas a pesquisas, ao magistério, ao empreendedorismo”.

Ele também afirmou que “homenagens são importantes porque valorizam a experiência dos profissionais e estimulam os que entram no mercado de trabalho”. 

Para assistir ao vídeo completo e visualizar o Livro Láurea ao Mérito e o perfil de cada um dos homenageados visite o ambiente da Láurea ao Mérito na plataforma da Soea Connect.

O Livro também está disponível por meio deste link

 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
(Com adaptações)
Fotos: Silvio Simões



SOEA CONNECT - LÁUREA AO MÉRITO 02.JPG Representando os homenageados in memoriam, Giovana Fleury (E) recebeu a honraria em nome do marido, o eng. eletric. Augusto Fleury
SOEA CONNECT - LÁUREA AO MÉRITO 03.JPG A eng. agr. Flávia Rabelo foi a indicada pela Aeago e pelo Crea-GO para receber a Medalha do Mérito