Com mais de 11 mil inscritos, evento reunirá profissionais, empresas e estudantes pela internet até sexta-feira
Publicado: 16/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do ConfeaFoi aberta na noite desta quarta (15), em Goiânia, e pela internet para mais de 11 mil inscritos, a Soea Connect. A inovação do formato do evento chamou a atenção de todos, não apenas entre as autoridades do Sistema, mas também junto ao público virtual e à pequena plateia presencial. Afinal, a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que seria realizada em 2020, precisou ser adiada para 2022, em decorrência da pandemia de covid-19, o que exigiu o aperfeiçoamento de uma plataforma digital inovadora que possibilitará o acesso simultâneo a todas as 170 palestras programadas. Contexto bastante lembrado não apenas durante a cerimônia de abertura, mas em todo o evento, que tem como tema “A Pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
No papel de anfitrião do evento, o presidente do Crea-GO, eng. civ., agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, destacou que “a Soea é, sem dúvidas, o maior evento brasileiro das nossas profissões e, neste ano, tivemos o desafio de desenvolvê-la de maneira virtual”. O presidente do Regional goiano ainda frisou que a Semana é “um fórum transparente e democrático que busca, sempre, discutir os temas de maior relevância nacional. Temos a missão de convergir para um só lugar os profissionais que promovem e são responsáveis pelas inovações tecnológicas das mais diversas áreas que desenvolvem o nosso país. Receberemos mais de 170 palestrantes que contribuirão para o nosso desenvolvimento profissional”.
Moreira ainda frisou que a Soea Connect promete ser a Semana de Engenharia e Agronomia mais inovadora da história do Sistema Confea/Crea e Mútua. O engenheiro ainda lembrou que o tema central do evento reflete o artigo 1º da Lei nº 5.194/66, que regula o exercício das profissões do Sistema. “As nossas profissões são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano. Nós nos preocupamos diretamente com o desenvolvimento das nossas cidades, nossos estados e de todo o país, e é por isso que trazemos os desafios e aprendizados que a pandemia nos trouxe como tema central das discussões da Soea Connect”, afirmou o presidente do Crea-GO, colocando o Conselho à disposição de todos.
Já o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, fez questão de enaltecer todos os envolvidos na organização do evento, destacando seu papel para a integração de todos os profissionais. “Será uma Soea inovadora, uma Soea de acolhimento, importantíssima para o nosso sistema profissional. Gostaria de reiterar a nossa solidariedade, nossos sentimentos a todas as famílias e amigos dessas quase 600 mil vidas perdidas nesse momento tão delicado da nossa sociedade. Momento que se reflete em grandes mudanças, como a forma de realizar os nossos eventos. Mas queremos também celebrar a vida. Estamos recuperando essa nova normalidade, permitindo que possamos realizar os nossos eventos, mas também que a gente possa realizar as nossas atividades no dia a dia. Com os cuidados e as condições que o momento nos impõe, mas recuperando essa nova normalidade”, comentou.
Joel agradeceu o empenho da Comissão Organizadora da Soea (ConSoea). “Desde o primeiro momento, ela se preocupou em como realizar esse evento. Não tivemos condições de realizá-lo em 2020, mas estamos retomando com cuidado intenso e com inovação”, disse, reconhecendo ainda o papel da Secretaria Executiva, além dos conselheiros federais, destacando a atuação das equipes do Confea, do Crea-GO, da Mútua e de todas as empresas terceirizadas que estão trabalhando na realização do evento.
O presidente do Confea comentou ainda quanto aos preparativos para a 77ª Semana Oficial da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a ser realizada também em Goiânia, de forma presencial ou híbrida. “Esperamos ter condições de realizar de forma presencial para garantirmos a inclusão de todos, mas esperamos ter na Soea também 15 mil inscritos, mesmo que a grande maioria de maneira remota”, disse, cumprimentando todos os semanistas, presentes em todo o mundo.
“Em nome da nossa secretária executiva, Sílvia Girardi, agradeço os que direta ou indiretamente viabilizaram a organização da nossa Soea Connect. Temos, nessa semana, mais de 11 mil inscritos. Já é, com certeza, a nossa maior Semana Oficial. E tenho certeza que será uma das melhores em termos de conteúdo, junto ao Contecc”, acrescentou, destacando ainda o tema da Soea, os desafios que a pandemia está trazendo para as atividades profissionais.
Mais do que respeitar um minuto de silêncio para as vítimas da covid-19, o tema do evento, “A Pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, marcou toda a cerimônia. “A Engenharia, a Agronomia e as Geociências estiveram na linha de frente de todas as atividades. Agradecemos a todos os profissionais de saúde que enfrentaram o vírus. Porém, os hospitais só funcionaram porque tínhamos engenheiros viabilizando a segurança do trabalho, garantindo a energia, o abastecimento de água, todas as condições para que os escritórios, clínicas e hospitais continuassem trabalhando”, ressaltou o presidente do Confea.
Segundo ele, em casa ou no trabalho, a produção de alimentos ou tecnologias como a dos sinais de telecomunicações foram viabilizadas pelas profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. “A Engenharia, a Agronomia e as Geociências não pararam em nenhum momento. E agora é a hora de fazermos uma reflexão, entendermos esse processo, quais são os seus reflexos, o que estamos levando de legado para o futuro da humanidade”.
Joel Krüger lembrou também o papel dos presidentes de Creas que “também estiveram arduamente trabalhando durante todo o período da pandemia”, agradecendo às entidades nacionais, precursoras e às entidades regionais “que viabilizam o funcionamento do sistema profissional no dia a dia”, além das instituições de ensino e das coordenadorias de câmaras nacionais. “Com base nessa relação direta da pandemia com as nossas profissões, organizamos essa grade de palestras, trazendo informações, trazendo reflexões importantíssimas”.
Na sequência, Joel agradeceu aos cientistas e profissionais do Sistema e de outras profissões que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e para viabilizar a tão desejada vacina para o novo Coronavírus. “Em menos de um ano, desenvolvemos várias vacinas em todo o planeta e temos importantes laboratórios públicos brasileiros que estão viabilizando as vacinas em todo o nosso território. E também destacar a importância do Sistema Único de Saúde que viabilizou a nossa vacinação”.
A atuação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações diante deste desafio seria lembrada, em vídeo, pelo engenheiro aeronáutico e atual ministro da pasta, Marcos Pontes. “Sem dúvida, temos muitos aprendizados. No ministério temos trabalhado, desde antes da pandemia, através de diretrizes e estratégias desenhadas pela Rede Vírus MCTI, reunindo especialistas que desenvolveram inúmeras ações, que vão desde a prevenção, desenvolvimento de testes, diagnósticos, de tratamento, desenvolvimento de sequenciamento genético. Trabalhamos também com a patogênese da doença, com o desenvolvimento de vacinas nacionais. Investimos em 15 tecnologias nacionais, uma delas já começa os testes clínicos agora. E também com o reforço da nossa estrutura para o enfrentamento das próximas pandemias, com a criação do Centro Nacional de Vacinas, o Centro Nacional de Medicamentos, o Centro de Tecnologias da Saúde e ainda os esforços para criar o Laboratório de Biossegurança Máxima”, descreveu.
Com a presença no dispositivo de honra de representantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), do Colégio de Presidentes e das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, além de autoridades municipais e estaduais, e na plateia de diversos conselheiros federais e presidentes de Creas, ainda fizeram breves pronunciamentos o diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.
Em sua oportunidade, o eng. agr. Francisco Almeida, ressaltou a disposição de modificar os paradigmas do Sistema. “Vamos fazer uma revolução: uma Mútua não bancária, uma Mútua de acolhimento, em benefício dos nossos profissionais. A Lei 5.194 que completa 55 anos prevê o interesse social. E por meio de ações como essa Soea Connect, o Sistema está integrado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estamos mostrando para a sociedade a nossa verdadeira missão. É uma satisfação muito grande participar da Soea Connect para mostrar que sem os nossos profissionais não existe o desenvolvimento sustentável”.
Já o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), manifestou estar envaidecido pelo convite, parabenizou pela inovação do projeto da Soea e convidou todos a conhecerem o município. “Sou um entusiasta da tecnologia, e investimos pesado em tecnologia, que é o meio, não é o fim, para melhorar vidas. Investir em tecnologia é investir no ser humano”, disse o prefeito, que promoverá palestra nesta quinta, dentro da programação do evento.
Ao longo da cerimônia, diversos internautas comentaram no chat do evento, fazendo questão de elogiá-lo. Profissionais como a ex-presidente do Crea-AC, eng. agr. Carminda Pinheiro ou Ledson Leitão Batista, Iara Nagle, Ivan Lopes Alves e Geovana Araújo Ferreira, que parabenizaram a iniciativa. “Estão de parabéns”, disse Luciano Curvello Amaro. “Parabéns a todos”, comentou Marcelo Linguitte. “Crea-MT presente”, registrou Marciane Prevedello Curvo. “Excelentes homenagens. Belas histórias”, afirmou Alfredo Herbst Neto, referindo-se às homenagens da Láurea ao Mérito.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
(Com adaptações)
Fotos: Silvio Simões
Notícias
Um dia após a posse, Câmaras Especializadas do Crea-GO realizam reuniões de trabalho Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras Lamartine Moreira e Dolzonan Mattos dialogam sobre pautas em comum