Aulas, realizadas em parceria com a Faculdade Pitágoras, focaram nas NRs 13, 33 e 35
Publicado: 21/10/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GONos dias 19 e 20 de outubro, nas dependências da Faculdade Pitágoras, em Goiânia-GO, agentes de fiscalização, colaboradores do Departamento de Fiscalização e do Departamento Técnico do Crea-GO passaram por curso de atualização nas Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 33 e 35. O curso foi promovido por meio de convênio com a instituição de ensino.
A NR 13, que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação, foi explanada pelo Eng. Mec. Vinícius Lucas. Já a NR 33, sobre segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados; e a NR 35, sobre trabalho em altura, foram abordadas pelo Eng. Eletric. François Martins.
Para o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Civ. Jeorge Frances, um programa de requalificação vem aprimorar o conhecimento da equipe, “permitindo que absorvam uma visão crítica mais atualizada da sua atividade”. Ainda segundo o gestor, no momento particular da pandemia de Covid-19, “o curso também tem uma função fundamental de reaproximar os colaboradores, trazer de volta o princípio de corpo coletivo; de unidade do grupo”.
Advair Alves, agente de fiscalização da Casa da Engenharia de Itumbiara, comenta que o treinamento para a fiscalização é sempre importante. “É um aprendizado a mais que conquistamos para aplicação no dia a dia, junto ao Conselho e à sociedade”. Advair destaca ainda o tema do curso. “Trabalhamos a área de conhecimento da segurança do trabalho, integrando áreas importantes do Crea: a área técnica, a gerência de fiscalização e a fiscalização in loco. Isso é bom porque levaremos esse conhecimento para todos os cantos do Estado de Goiás”, frisou.
Agente de fiscalização de Rio Verde, Fábio Guimarães ressalta que a teoria precisa ser aplicada na prática. “Tivemos acesso à teoria das NRs 13, 33 e 35 que, na prática, às vezes não sabíamos decifrar. Com certeza esse aprendizado será aplicado. Poderemos orientar os trabalhadores, os encarregados de obras e industriais, além dos empresários, garantindo a segurança do trabalho para os operários”, afirmou Guimarães.
Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem