Morre o ex-presidente do Crea, Eng. Civ. Orlando Ferreira de Castro

Profissional pioneiro no Estado de Goiás, o engenheiro presidiu o Conselho de agosto de 1976 a dezembro de 1978

Publicado: 03/11/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Orlando Ferreira Castro morreu em 2 de novembro, aos 93 anos (Foto: Adufg-Sindicato)

Morreu em 2 de novembro o ex-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Orlando Ferreira de Castro, que presidiu o Regional de Goiás de agosto de 1976 a dezembro de 1978. O engenheiro ingressou como aluno no primeiro vestibular da Escola de Engenharia do Brasil Central, em 1954. Entre os destaques de sua atuação, Orlando teve papel fundamental na criação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O engenheiro foi docente pioneiro da UFG, atuando no então Instituto de Artes, até sua aposentadoria, em diversas disciplinas, como Desenho Técnico e por último Acústica. Da década de 1960 até 1995, contribuiu para a formação de importantes nomes da Engenharia de Goiás e de todo o Brasil. Ainda nos anos 1990, Orlando, junto a outros docentes, elaborou o plano para constituição do curso de Arquitetura, o que só se concretizaria na década seguinte.

Com sua aposentadoria, dedicou-se a registrar e contar a história da universidade que ajudou a fundar, mais especificamente do Instituto de Artes, que deu origem às atuais Faculdade de Artes Visuais (FAV) e Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).

O velório do Eng. Civ. Orlando Ferreira de Castro é realizado hoje (3/11), desde as 7h, no cemitério Jardim das Palmeiras. O enterro está marcado para as 11h, no mesmo local.

O Crea-GO externa suas mais profundas condolências aos familiares e amigos deste grande engenheiro, que contribuiu muito e estará sempre marcado na história da Engenharia goiana.

Livro de cabeçeira - Em 1995, o Crea-GO patrocinou a publicação do livro "Deontologia da Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Legislação Profissional". De acordo com o professor, a obra nasceu de três ideias. A primeira está relacionada ao tempo em que o engenheiro atuou como conselheiro por duas vezes e também como presidente do Crea-GO, verificando que poucos profissionais conheciam sobre a instituição e que por isso podiam até ter uma visão distorcida sobre seus reais objetivos. A segunda ideia, nasceu da disciplina de Deontologia (estudo da ética profissional) a qual foi professor por quatro anos na Escola de Engenharia da UFG. Na época, o professor Orlando constatou que não havia  bibliografia disponível sobre o assunto no mercado. A terceira ideia  veio da necessidade de conscientizar os profissionais da área tecnológica sobre o papel do Crea-GO e sua legislação.

O livro  do Professor Orlando foi lançado no dia 11 de dezembro de 1995, quando o Conselho goiano comemorou o Dia do Engenheiro e do Arquiteto,  juntamente com a realização de  uma exposição  do artista plástico Divino Jorge  e uma homengem ao Eng. de Minas, Metal. Civ. Irineu Borges do Nascimento com a Medalha do Mérito

Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO
(Com informações da Secom da UFG e do site A Redação)