Crea-GO e parceiros realizam "Fórum Sobre Descarte Irregular de Resíduos da Construção Civil"

A participação do Conselho teve como objetivo mostrar a viabilidade da reciclagem e propor inciativas

Publicado: 03/11/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Foi realizado, na manhã de 3 de novembro, o "Fórum Sobre Descarte Irregular de Resíduos da Construção Civil", evento promovido pelo Crea-GO, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e a Associação Brasileira de Reciclagem dos Resíduos da Construção (Abrecon).

O Fórum, realizado virtualmente, contou com a participação do presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira; o assessor técnico do Crea-GO, Eng. Civ. Antônio de Pádua Teixeira; o Superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Eng. Agric. Marco Neves; e o coordenador da Abrecon, Levi Torres.

Na abertura, Lamartine Moreira frisou o apoio do Conselho à causa. "O Crea-GO vem conversando com diversas pessoas, tanto da área do executivo, legislativo, judiciário, a fim de mostrar a importância que o tema requer. Hoje, sabemos que parte do resíduo descartado nos aterros sanitários poderia ser melhor aproveitado. O entulho não é lixo; é um ativo que pode beneficiar várias pessoas, famílias e empresas de uma forma geral, trazendo até mesmo resultado financeiro”.

No Fórum, o Crea-GO objetivou mostrar a viabilidade da reciclagem, da utilização dos recicláveis dos resíduos da construção civil e apresentar as inciativas que o Conselho está propondo em relação a asse assunto, como a busca por instrumentos para melhor fiscalizar. "Foi muito bom ter a presença da Semad nesse Fórum, pois, além de ser um órgão que entende do assunto, pode ajudar o Crea a criar essas ferramentas para uma melhor fiscalização", destacou o assessor institucional do Regional, Antônio de Pádua.

O assessor ainda citou a Portaria do Ministério do Meio Ambiente sobre o tema. "A Portaria que exige que todo aterro de resíduos seja registrado na Semad, e exige que tenha uma Anotação de Responsabilidade Técnica. Precisamos que isso aconteça também em relação ao gerador do resíduo, e acreditamos que a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) pode nos auxiliar nisso", finalizou.

Certificados

Os certificados daqueles que participaram da palestra técnica "Fórum Sobre Descarte Irregular de Resíduos da Construção Civil", assim como o calendário dos próximos eventos promovidos pelo Crea-GO e parceiros, podem ser acessados por meio do site do Crea-GO, clicando em "Cursos e Eventos" e fazendo o login na Área do Usuário.

Gabriela Menin
Equipe de Comunicação do Crea-GO