Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Curitiba sediará 26º Congresso de Engenheiros Civis

Evento está sendo realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC)

Publicado: 30/11/2021 - Fonte: Equipe da Básica Comunicações




A cidade de Curitiba (PR) será palco, entre os dias 15 e 17 de dezembro, de um dos mais importantes eventos de Engenharia Civil do Brasil. Em sua 26º edição, o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis acontecerá na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e reunirá grandes nomes da área em 13 palestras, painéis e mesas redondas abordando assuntos de importância para a profissão no país.

Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), entidade civil sem fins lucrativos voltadas aperfeiçoamento técnico, científico e cultural destes profissionais. Neste ano, além das últimas novidades e atualizações do setor, o encontro terá como destaque os debates voltados a um ensino superior de melhor qualidade para a Engenharia Civil e a importância desse aprimoramento de formação para a sociedade como um todo, dado o impacto da profissão na vida da comunidade.

“Acreditamos que as novas diretrizes curriculares possam trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem da Engenharia. Neste sentido, reconhecemos que a sua implantação não é uma tarefa fácil e precisa ser consentânea com a legislação que regulamenta o exercício profissional. A ABENC, sensibilizada pelos possíveis impactos trazidos pelas novas DCNs, cria neste CBENC espaços e oportunidades de discussão e reflexão sobre o tema”, destaca o Engenheiro Civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da ABENC e porta voz do evento. “Temos uma profissão viva e com alta demanda, haja vista a efetiva contribuição da mesma à economia de nosso país neste momento de pandemia. É preciso cuidado para que propostas curriculares mal planejadas e supostamente inovadoras venham a descaracterizar esta clássica e histórica profissão”, alerta Ladaga.

Dentro deste enfoque, a palestra do Engenheiro Civil Marcos Tozzi, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em avaliação de cursos de graduação, abordará um dos assuntos mais importantes do momento que é a qualidade do ensino superior da profissão no Brasil.

Dando sequência ao tema, a palestra do Engenheiro Civil Dante Alves Medeiros, Doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor desde 1985 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das melhores escolas de Engenharia Civil, será de grande destaque, com discussões sobre diretrizes curriculares específicas para o ensino da profissão.

Serão realizadas ainda palestras sobre assuntos pertinentes à Engenharia Civil, como o Plano Diretor, Pontes estaiadas e protendidas, a nova Lei de Licitações, Engenharia Costeira e a NBR 15575 que trata do desempenho de edificações habitacionais, entre outras.

Engrandecendo o evento, a presença do Ministro da Infraestrutura, Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas, que realizará a palestra de encerramento abordando o tema “A Infraestrutura Brasileira”.

Abaixo a programação completa

15 de dezembro

19h – Abertura Solene

16 de dezembro

8h30 – “Como aumentar a produtividade e a competitividade da produção de estruturas em concreto autodensável e reforçado com fibras”, a cargo do Engenheiro Civil Ricardo Ferreira.

10h – “A importância do Plano Diretor”, a cargo do Engenheiro Civil e Professor Doutor Rubens Eugenio Barreto Ramos.

11h – “Pontes protendidas e estaiadas, da inspeção visual à especial”, a cargo do Engenheiro Civil       Doutor Carlos Henrique Siqueira.

14h – “Mútua voltada para os profissionais”, a cargo Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida.

15h – “Engenharia Civil: DCNs – Desafios para a formação e exercício profissional”, com o Engenheiro Civil Doutor Dante Alves Medeiros.

16h – “Engenharia Costeira”, com o Engenheiro Civil Doutor Eduardo Felga Gobbi.

17h – “A nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021”, com o Engenheiro Civil José Eugênio Souza de Bueno Gizzi.

17 de dezembro

8h30 – “Avaliação da qualidade do ensino de Engenharia Civil”, com o Engenheiro Civil Doutor Marcos Tozzi.

10h – “Mananciais de abastecimento e a poluição”, com o Engenheiro Civil Doutor Antônio Roberto Martins Barboza de Oliveira.

11h – “Trabalhista! E agora?! Onde as empresas mais erram?”, com o Juiz do Trabalho Doutor Marlos Augusto Melek.

14h – “Desempenho das Construções: como atender à NBR 15575”, com a Engenheira Civil Edna Possan.

15h – “Engenharia diagnóstica e os desafios da Vistoria Predial”, com o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

16h – “Mesa redonda/debate: Legislação de Inspeção Predial”, com a Engenheira Civil Suenne da Silva Barros e o Engenheiro Civil e Arquiteto Doutor Alexandre de Moraes Ferreira.

17h – “Carta de Curitiba”, com os Engenheiros Civis Ney Fernando Perracini de Azevedo, Luiz Capraro e Vera Lucia de Lima Gomes.

18h30 – “Palestra de Encerramento – A Infraestrutura Brasileira”, com o Ministro da Infraestrutura Engenheiro Civil Tarcísio Gomes de Freitas.

 

Serviço:

26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis

Data: de 15 a 17 de dezembro de 2021

Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) – Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro – Curitiba/PR

Realização: Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC)

Patrocinadores: Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Federação Nacional de Entidades de Engenharia Civil, Instituto de Engenharia do Paraná, Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE Nacional), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Grupo IDD e Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (ABENC-PR).

Ingressos: R$ 300 (inteira) e R$ 150 (meia entrada para estudantes de graduação). Vendas até 30 de novembro.

Onde comprar: Sympla (https://www.sympla.com.br/26-congresso-brasileiro-de-engenheiros-civis__1382079)

Informações para a imprensa

Daniela Licht – Básica Comunicações

E-mail: [email protected]

Telefone: (41) 99228-9577

www.basicacomunicacoes.com.br