Os autores Antônio Pasqualetto, Elizon Dias Nunes e Wanessa Silva Rocha lançam o livro no dia 16 de dezembro, 19 horas, no Crea-GO
Publicado: 09/12/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOOs Engenheiros Antônio Pasqualetto e Wanessa Silva Rocha e o Geógrafo Elizon Dias Nunes lançam no dia 16 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no auditório do Crea-GO, o livro ‘Goiânia: Córrego Botafogo’ em um evento presencial. O lançamento conta com o patrocínio do Conselho goiano, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
A obra traz atualizações sobre as dinâmicas de drenagem urbana na sub bacia hidrográfica do Córrego Botafogo e como o processo de crescimento das cidades deve passar por observação e planejamento, de tal modo que, as consequências sejam benéficas à população e ao meio ambiente.
O livro está estruturado em quatro capítulos. O primeiro discorre o processo de urbanização, especialmente no Brasil, pós década de 1950, fazendo um paralelo sobre definições e aspectos legais do planejamento urbano e ambiental, apresentando o plano diretor como instrumento que auxilia no processo de ordenamento territorial, que deve incluir o plano diretor de drenagem urbana para prevenir e mitigar os efeitos decorrentes da expansão e adensamento urbano.
O segundo aborda os impactos da urbanização nas bacias hidrográficas, apresenta a bacia como sistema integrado e dinâmico e, portanto, define a bacia como melhor unidade para análise e planejamento, principalmente para compreender como o adensamento urbano altera os fluxos de energia espaço-temporal no sistema hidrográfico, além de apresentar processos e fenômenos em sistemas ambientais que podem ser compreendidos por meio da modelagem hidrológica.
O terceiro expõe a caracterização da área de estudo, no caso, a bacia hidrográfica do Córrego Botafogo, elencando características, como suas dimensões, usos do solo, geologia, geomorfologia, pedologia, clima e características do relevo (hipsometria, declividade e comprimento de fluxo). O capítulo também apresenta os procedimentos metodológicos, que demonstra ainda a estrutura conceitual e sistêmica adotada na pesquisa, considerando a bacia como unidade de análise, bem como a formulação da modelagem hidrológica utilizada, que baseia-se no método racional, com determinação das variáveis e equacionamento das mesmas, além de definir as diretrizes testadas para atenuação dos efeitos do adensamento urbano na bacia.
O último capítulo apresenta os resultados esperados, respondendo os questionamentos e objetivos da pesquisa, bem como dois cenários propostos a reduzir o efeito acumulativo no canal principal, com devidas considerações para medidas mitigadoras. No final, são apresentados as conclusões, referências e anexo.
Sobre os autores:
Wanessa Silva Rocha
Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC Goiás (2019).
Engenheira Ambiental pela PUC Goiás (2015).
Engenheira Ambiental Plena na Energy System.
Analista ambiental no Sanear Cidades - Planos Municipais de Saneamento Básico pelo IFG - Goiânia e FUNASA (2019).
Engenheira ambiental pela Lopes Engenharia (2016/2017).
Atuou em atividades nos cursos de Geoprocessamento voltado para o CAR pelo
INEAA (2016), na Gerência de Meio Ambiente pela SANEAGO (2014/2015).
Iniciação Científica em Química Ambiental - bolsista
CAPES/CNPq (2012/ 2015), em comunicação
e marketing no Fórum CREA Goiás Júnior
(2013/2014), geoprocessamento pela Geobras (2013) e na SAMA Minerações Associadas (2013 ).
Técnica Ambiental pelo IFGoiano Campus Ceres (2010).
Elizon Dias Nunes
Possui graduação - Licenciatura Plena em Geografia (2008), e Bacharelado em Geografia - Análise Ambiental (2010);
Mestrado em Geografia - área de concentração Natureza e Produção do Espaço (2011), e Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Geográfica (2015), pela UFG;
Professor com experiência em projetos com uso de cartografia e geoprocessamento. Colaborador convidado para ministrar módulos práticos-operacionais no ensino de Geografia Física no Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGEO-UFG.
Antonio Pasqualetto
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1991), Mestre e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1994 e 1999).
Pós-Doutor em Environmental Engineering pela Università di Pisa.
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Colis - IFC.
Consultor da CAPES, CNPq, FAPEG, SENAI, CREA-GO e ABES.
Avaliador do Prêmio CREA-GO de Meio Ambiente.
Parecerista do Guia Abril do Estudante e MEC.
Projetos financiados pela CAPES, CNPq, Ministério da Integração e FAPEG.
Supervisor de Laboratório Urbano de Pesquisas Aplicadas- LUPA.
Membro da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG) e Sustainability Transitions Research Network.
Editor Adjunto da Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - BARU
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO