Livro ‘Goiânia: Córrego Botafogo’ será lançado na quinta (16)

Os autores Antônio Pasqualetto, Elizon Dias Nunes e Wanessa Silva Rocha lançam o livro no dia 16 de dezembro, 19 horas, no Crea-GO

Publicado: 09/12/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Os Engenheiros Antônio Pasqualetto e Wanessa Silva Rocha   e o Geógrafo Elizon Dias Nunes   lançam no dia 16 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no auditório do Crea-GO,  o livro ‘Goiânia: Córrego Botafogo’  em um evento presencial. O lançamento conta com o patrocínio do Conselho goiano, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes) e pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

A obra traz atualizações sobre as  dinâmicas de  drenagem urbana na sub bacia  hidrográfica do Córrego Botafogo e como o processo de crescimento  das cidades deve passar por observação e planejamento, de tal modo  que, as consequências sejam  benéficas à população e ao meio ambiente.

O livro está estruturado em quatro capítulos. O primeiro discorre o processo de urbanização, especialmente no Brasil, pós década de 1950, fazendo um paralelo sobre definições e aspectos legais do planejamento urbano e ambiental, apresentando o plano diretor como instrumento que auxilia no processo de ordenamento territorial, que deve incluir o plano diretor de drenagem urbana para prevenir e mitigar os efeitos decorrentes da expansão e adensamento urbano.

O segundo aborda os impactos da urbanização nas bacias hidrográficas, apresenta a bacia como sistema integrado e dinâmico e, portanto, define a bacia como melhor unidade para análise e planejamento, principalmente para compreender como o adensamento urbano altera os fluxos de energia espaço-temporal no sistema hidrográfico, além de apresentar processos e fenômenos em sistemas ambientais que podem ser compreendidos por meio da modelagem hidrológica.

O terceiro expõe a caracterização da área de estudo, no caso, a bacia hidrográfica do Córrego Botafogo, elencando características, como suas dimensões, usos do solo, geologia, geomorfologia, pedologia, clima e características do relevo (hipsometria, declividade e comprimento de fluxo). O capítulo também  apresenta os procedimentos metodológicos, que demonstra ainda a estrutura conceitual e sistêmica adotada na pesquisa, considerando a bacia como unidade de análise, bem como a formulação da modelagem hidrológica utilizada, que baseia-se no método racional, com determinação das variáveis e equacionamento das mesmas, além de definir as diretrizes testadas para atenuação dos efeitos do adensamento urbano na bacia.

O último capítulo apresenta os resultados esperados, respondendo os questionamentos e objetivos da pesquisa, bem como dois cenários propostos a reduzir o efeito acumulativo no canal principal, com devidas considerações para medidas mitigadoras. No final,  são apresentados as conclusões, referências e anexo.

Sobre os autores:

Wanessa Silva Rocha

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC Goiás (2019).

Engenheira Ambiental pela PUC Goiás (2015).

Engenheira Ambiental Plena na Energy System.

Analista ambiental no Sanear Cidades - Planos Municipais de Saneamento Básico pelo IFG - Goiânia e FUNASA (2019).

Engenheira ambiental pela Lopes Engenharia (2016/2017).

Atuou em atividades nos cursos de Geoprocessamento voltado para o CAR pelo

INEAA (2016), na Gerência de Meio Ambiente pela SANEAGO (2014/2015).

Iniciação Científica em Química Ambiental - bolsista

CAPES/CNPq (2012/ 2015), em comunicação

e marketing no Fórum CREA Goiás Júnior

(2013/2014), geoprocessamento pela Geobras (2013) e na SAMA Minerações Associadas (2013 ).

Técnica Ambiental pelo IFGoiano Campus Ceres (2010).

Elizon Dias Nunes

Possui graduação - Licenciatura Plena em Geografia (2008), e Bacharelado em Geografia - Análise Ambiental (2010);

Mestrado em Geografia - área de concentração Natureza e Produção do Espaço (2011), e Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Geográfica (2015), pela UFG;

Professor com experiência em projetos com uso de cartografia e geoprocessamento. Colaborador convidado para ministrar módulos práticos-operacionais no ensino de Geografia Física no Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGEO-UFG.

Antonio Pasqualetto

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1991), Mestre e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1994 e 1999).

Pós-Doutor em Environmental Engineering pela Università di Pisa.

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Colis - IFC.

Consultor da CAPES, CNPq, FAPEG, SENAI, CREA-GO e ABES.

Avaliador do Prêmio CREA-GO de Meio Ambiente.

Parecerista do Guia Abril do Estudante e MEC.

Projetos financiados pela CAPES, CNPq, Ministério da Integração e FAPEG.

Supervisor de Laboratório Urbano de Pesquisas Aplicadas- LUPA.

Membro da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG) e Sustainability Transitions Research Network.

Editor Adjunto da Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - BARU