Valorização dos profissionais é tema de discurso do orador na solenidade de ingresso
Publicado: 14/04/2025 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e ImprensaO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) habilitou 62 profissionais para o mercado de trabalho. A solenidade de ingresso aconteceu nesta segunda-feira (14), momento em que o engenheiro Lamartine Moreira, presidente do Conselho Regional e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea, Crea, Mútua, entregou as carteiras aos profissionais, lembrando aos que iniciam a jornada na carreira que é imprescindível cultivar serenidade e resiliência para lidar eficazmente com os desafios cotidianos, buscando sempre o progresso contínuo e a dedicação constante aos estudos. Lamartine afirmou: “O cliente deposita expectativas que transcendem o ordinário; portanto, limitar-se ao trivial implica estagnação em um patamar comum. Por outro lado, a capacidade de surpreender o cliente em algum aspecto específico estabelece uma relação de confiança e fidelidade, resultando em recomendações espontâneas e elogios à sua atuação profissional.” O presidente do Crea-GO concluiu dizendo que, em contrapartida, a execução inadequada do trabalho acarretará comentários negativos, difundidos amplamente, tanto para aqueles que solicitarem informações quanto para aqueles que não o fizerem.
Durante o evento, o chefe de gabinete da presidência, engenheiro Roberto Viana, falou sobre as atribuições do Crea-GO. Foram abordadas também a importância das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) que certificam a qualidade e a segurança do trabalho, bem como podem compor o Acervo Técnico profissional. Foram esclarecidas dúvidas sobre as infrações éticas, penalidades no exercício profissional e placas de obra. O programa Jovem Engenheiro do Crea-GO, dedicado aos novos profissionais, foi apresentado, lembrando que a participação independe da idade do profissional habilitado, mas sim do tempo de registro. A iniciativa realiza reuniões virtuais e divulga palestras e cursos de formação técnica. A Universidade Corporativa (Unicrea) é outro benefício disponível para os registrados. Por meio dela é possível ter acesso a diversos cursos online. A Cooperativa Sicoob Engecred, empresa financeira que oferece benefícios aos profissionais do Crea-GO, esteve representada no evento. A divulgação da parceria contou com sorteio de brindes para os profissionais.
O engenheiro agrícola Gabriel Hudson Oliveira Silva falou em nome da turma, ressaltando que a missão de cada profissional é repleta de responsabilidade, ética, conhecimento e compromisso com a transformação. O orador da turma destacou o papel das engenharias, da agronomia e das geociências na sociedade, já que cada decisão tomada ao elaborar projetos ou idealizar sistemas gera impactos reais na vida das pessoas, no ambiente e no futuro da sociedade. “O Crea Goiás não é apenas um órgão fiscalizador”, afirmou o representante da turma. Gabriel Oliveira entende que o Conselho é a ponte entre o profissional e a sociedade. “Ele nos protege, nos orienta e nos representa”, garantiu o engenheiro agrônomo, que finalizou dizendo: “Fiscalizar é necessário e é também promover boas práticas; garantir que apenas profissionais atuem, valorizando as profissões.”
VEJA AS FOTO CLICANDO AQUI
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO