Nova diretoria da Ageamb toma posse

O evento foi realizado na noite de 31 de janeiro, no Plenário do Crea-GO

Publicado: 01/02/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Novos membros da diretoria da Ageamb: Jefferson, Wanessa, Fernanda, Alana, Lamartine, Marlison, Rafael e Áquila

Foi empossada ontem, 31 de janeiro, a nova diretoria da Associação Goiana dos Engenheiros Ambientais (Ageamb), durante Assembleia Geral Ordinária. Na mesma solenidade foi comemorado o dia do Engenheiro Ambiental. O Eng. Sanit. Amb. Marlison Noronha Rosa vai ocupar a presidência de 2022 a 2023. A posse foi realizada com o apoio do Crea-GO.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente da Ageamb, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, fez uma breve prestação de contas de sua gestão e agradeceu o apoio recebido dos membros da diretoria da Associação. Ele ainda desejou sucesso à nova gestão, informando aos presentes que a gestão anterior permanece à disposição com apoio e eventuais agradecimentos. O engenheiro ainda realizou a cerimônia de posse da nova diretoria, onde passa a desempenhar a função de conselheiro fiscal.

O novo presidente da Associação, engenheiro Marlison,  disse que é uma honra dar continuidade no trabalho que vem sendo desenvolvido, além de afirmar que está preparado para assumir o cargo. “Estou preparado para atuar com uma equipe que vem forte, minha  gestão vai consolidar as ações. Nossa diretoria está empenhada em  lutar pela classe e unir os associados”, frisou .

Marlison complementou dizendo que a Ageamb está a disposição de todos. “Aproveito a oportunidade para agradecer a presença do presidente Lamartine Moreira que se mostrou disponível para apoiar nossa classe desde as discussões em 2019 quando ele  ainda era candidato a presidência do Crea-GO”.

Já o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, parabenizou o novo presidente. “Quero parabenizar o presidente  Marlison Noronha. Minha palavra para essa Associação que defende os engenheiros ambientais é de acolhimento. Sintam-se a vontade para conversar, trocar ideias, trazer problemas e soluções. Estamos aqui para escutar o que é bom e ruim. O que é ruim vamos tentar melhorar, esse é o nosso intuito. Podem contar com o Crea-GO”.

Comemoração

A comemoração do dia da  Engenharia Ambiental no Brasil coincide com a  data de formatura da primeira turma de engenharia ambiental do brasil, em 31 de janeiro de 1996, em Palmas-TO, é adotada hoje como o dia do engenheiro ambiental. Somente em setembro de 2000, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), começou a aceitar os registros desses profissionais, reconhecendo profissão através da resolução nº 447/2000.

Em Goiás, o primeiro curso de Engenharia Ambiental foi criado em 1999 pela Puc Goiás, ainda Universidade Católica de Goiás (UCG). Hoje, diversas universidades ministram o curso de engenharia ambiental e engenharia ambiental e sanitária, como a UFG, IFG, FARA, FAMA, UNIRV, Universidade de Caldas Novas, IF Goiano, entre outras.

Em 21 de fevereiro de 2006, a Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb) iniciou suas atividades. A assembleia de fundação foi realizada no auditório do Crea-GO. Desde então, 5 gestores passaram pela presidência da entidade, são eles:  Gerônimo Ribeiro, Juliano Ferreira, Germano Augusto de Oliveira, Adjane Damasceno de Oliveira e Áquila Levindo.

Em 2019, a Ageamb foi homologada como entidade de classe no Sistema Confea/Crea e Mútua, obtendo historicamente, a primeira cadeira de conselheiro no plenário do Crea-GO.

Hoje, 31 de janeiro de 2022, a Ageamb juntamente com seus associados, empresas parceiras e autoridades que contribuíram para o fortalecimento da classe, comemoram o dia do engenheiro ambiental.

Palestra técnica

Na oportunidade, além da posse da nova diretoria, foi realizada uma palestra comemorativa aos 26 anos da Associação. Com o tema “Modelagem Hidrológica: estudo de caso – Microbacia do Córrego Botafogo – Goiânia-Goiás”. A palestra abordou a aplicação de modelagem hidrológica que avaliou a influência da evolução temporal do uso e ocupação do solo na dinâmica hidrológica da Microbacia do Córrego Botafogo, por um período de 40 anos, e testar diretrizes para atenuar os alagamentos no canal fluvial.

A palestrante Wanessa Rocha é Engenheira Ambiental e mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Puc Goiás. Além disso, é Engenheira Ambiental na Energy Systen, atua na prestação de serviços autônomos por meio de consultoria e estudos ambientais. É 1ª diretora financeira do Crea-GO e conselheira fiscal titular da Ageamb para o biênio 2022-2023.

Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO

Marlison e Fernanda.jpg Presidente da Ageamb, Marlison Noronha, e a vice-presidente Fernanda Romaniello
Lamartine, Wanessa e Marlison.jpg Presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira, a palestrante Wanessa Rocha e o presidente da Ageamb, Marlison Noronha