Conselho Goiano recebe visita de representantes da Puc Goiás

Crea e Puc estreitam relacionamento para a realização de ações conjuntas

Publicado: 02/02/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, recebeu, em 1º de fevereiro, na sala de reuniões da presidência, a visita  de representantes da Escola Politécnica da PUC-GO, com a presença da professora. Ma. Mirian Sandra Rosa Gusmão, diretora da Escola Politécnica; do coordenador do curso de Engenharia Civil Luiz Álvaro de Oliveira Júnior; coordenador do curso de Engenharia da Computação, André Luiz Alves.

Além do presidente, também  participaram, pelo Crea, do encontro, o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, conselheiro Euler Bueno; o coordenador da Educação do Crea-GO, Ariston Alves; o assessor institucional, Roberto Viana; a assessora institucional, Ana Renata Litfalla; e o estagiário da assessoria institucional do Crea-GO Jovem, Igor Lima de Queiroz.

A visita teve como objetivo estabelecer uma maior aproximação entre Crea-GO e a Instituição de Ensino Superior (IES). O Crea expôs a necessidade de realizar ações de esclarecimentos dos estudantes sobre o funcionamento do Conselho e a legislação pertinente. Umas das ações seria a realização de palestras que aconteceriam em 3 momentos: aula inaugural, que poderia ser realizada nas dependências do Crea; uma palestra intermediária sobre ética e legislação profissional; e uma palestra de recepção do recém-formado no Crea, onde seria abordado o mercado de trabalho e responsabilidade profissional. O Crea também propôs a criação de link, que permita o acesso à lista de formados onde conste o nome do interessado, para verificar a autenticidade dos documentos escolares, visando dar celeridade ao registro no Crea.

Durante a visita, foi discutida ainda a criação de um mecanismo para o acompanhamento da atuação do profissional egresso da PUC e sua inserção no mercado de trabalho. Também foi discutido a intensificação das atividades de parceria estabelecida entre o Crea e a PUC por meio de um Convênio de Cooperação Técnica. A ideia é aproveitar o conhecimento do corpo técnico e os recursos físicos e laboratoriais da instituição quando o Crea for demandado por órgãos oficiais sobre ocorrências que exigem parecer técnico.

A professora Mirian Gusmão vê com bons olhos a aproximação entre as instituições visando o esclarecimento dos alunos e as ações contidas no convênio, “já que são oportunidades de prestar serviços relevantes para a sociedade. Já o presidente Lamartine Moreira entende “essa parceria como uma oportunidade de atendimentos das demandas que frequentemente chegam ao Conselho, ampliando a capacidade de atuação e dando mais segurança às manifestações do Conselho”.

Doris Costa

Equipe de Comunicação do Crea-GO