Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Problemas de infraestrutura do município de Goiânia foi tema de reunião no Crea-GO

Drenagem urbana e a permeabilidade do solo é responsável pelos alagamentos na região metropolitana

Publicado: 18/02/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO


Eng. Civ. Antonio de Padua (E), pres. Cormug, Alex Gama, Pres. Crea-GO, Lamartine Moreira, Sec. da Seinfra, Everton Schmaltz


A prefeitura de Goiânia representada pelo secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Eng. Civ. Everton Schmaltz e pelo Eng. Civ. Alex Gama, presidente da Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (Comurg) visitaram na manhã desta sexta-feira, 18/02, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira para tratar dos principais problemas de infraestrutura no município de Goiânia. 


Entre os pontos de destaque estão a drenagem urbana e a permeabilidade do solo responsável pelos alagamentos que trazem muitos transtornos para a sociedade. O secretário da Seinfra, destaca que os alagamentos em alguns pontos da cidade são constantes, basta chover. Então, precisamos promover consciência do desenvolvimento sustentável em todos para melhorar o escoamento das águas pluviais.


O presidente da Cormug, afirma que a Prefeitura de Goiânia está investindo na construção de galerias, bueiros, jardins de chuva e bacias de contenção. “O período chuvoso é sempre preocupante. Por isso, a Prefeitura investe em soluções para melhorar a permeabilidade, como construções e limpeza de bocas de lobo, mas precisamos pensar que a cidade é de todos nós e precisamos unir esforços para mudar essa realidade que causa prejuízos à população”. 


Lamartine Moreira destacou a importância de se reservar áreas públicas e privadas para permitir a permeabilidade da água da chuva no solo e se evitar tantas tragédias como a que o mundo acompanha em Petrópolis/RJ, que vitimou dezenas de pessoas e desabrigou famílias. “Hoje nós profissionais da engenharia temos o dever de mostrar para a população a importância de não concretar lote inteiro, construir espaços verdes e sistemas de reaproveitamento de água.”
Áreas de risco em Goiânia 


Segundo a Defesa Civil, Goiânia tem 27 áreas de risco mapeadas. Entre elas estão, a Vila Roriz, Vila Fernandes, Vila São José e Norte Ferroviário, onde há risco de inundação e alagamento. Na Vila Bandeirantes e Parque Tremendão, o risco é de deslizamento de solo. No Jardim Novo Mundo, o que preocupa é um processo erosivo severo. 

 

Gracielly Oliveira

Equipe de Comunicação do Crea-GO