Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Seplanh e Crea-GO realizam Jornada de Debates sobre Mobilidade Urbana 

A Mobilidade Sustentável em Goiânia e a Segurança foi o tema do Debate

Publicado: 25/03/2022 - Fonte: Prefeitura de Goiânia


Debate do Plano de Mobilidade Dinâmico realizado no Crea-GO


A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), em parceria com o Crea-GO, realizou a segunda “Jornada de Debates: A Mobilidade Sustentável em Goiânia e a Segurança”. Os debates foram realizados na tarde desta quinta-feira (24), na sala de reuniões do Conselho onde reuniu especialistas na área de trânsito, engenheiros, arquitetos e sociedade civil.

O Plano de Mobilidade Urbana é uma ferramenta de planejamento que compreende objetivos e medidas orientativas para os sistemas de transporte urbano seguros, eficientes e acessíveis. A Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrôs, carros e outros transportes coletivos  fazem parte das soluções de mobilidade.

O superintendente de Mobilidade Urbana de Goiânia, Marcos Villas Boas, destacou que a prefeitura está promovendo uma série de debates para discutir aspectos da mobilidade Urbana que engloba do Plano Diretor e a Lei 14.000/2020 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, e dispõe sobre a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana pelos Municípios.  “O Plano de Mobilidade Dinâmico, como foi apelidado está avaliando as mudanças de hábitos durante o período da pandemia. Um plano que terá capacidade de adaptação de acordo com as mudanças de vida da população, que aborda aspectos do pedestre, da acessibilidade, do transporte coletivo, da mitigação do trânsito”, pontuou o superintendente.

O especialista em Trânsito e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcos Rotten, apresentou uma pesquisa onde observou em Goiânia os riscos e os problemas que os pedestres e os motoristas estão expostos diariamente nas ruas da capital, e segundo ele chegam a 44. “Basta sair de casa para identificar problemas como: pedestres se arriscando na travessia de avenidas movimentadas como a avenida 85, falta de ciclovias, cruzamentos mal sinalizados e falta de rotatórias. Tudo isso colocam as pessoas em risco”, destaca o professor.

O ciclo de debates para a participação de entidades e da população seguem até o final de abril antes da apresentação final do Plano de Mobilidade:

- 30/03/2022, às 9h30 – “Mobilidade Sustentável em Goiânia e a Equidade”

(Miniauditório Dermatin Bizerra, no IFG. Informações: 62-3227-2700);

- 06/04/2022, às 14h30 – “Mobilidade Sustentável em Goiânia e a Eficiência”

(Auditório do Edifício Sede do Ministério Público. Informações: 62-3243-8000);

- 13/04/2022, às 9h30 – “Mobilidade Sustentável em Goiânia que Queremos”

(Miniauditório do Edifício-sede da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG. Informações: 62-3243-8000);

 

A pesquisa para a elaboração do Plano de Mobilidade

A pesquisa “Por Onde Você Anda?”, está sendo aplicada desde dezembro de 2021 e tem como foco coletar dados a respeito da movimentação da população residente na capital, para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Goiânia. O PlanMob Gyn deverá ser apresentado no primeiro semestre de 2022. Realizada na sistemática das pesquisas origem-destino, ela foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT).

Pela primeira vez a coleta de dados será realizada de forma totalmente virtual, algo inédito no país. Para isso, os técnicos da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), desenvolveram um sistema pelo qual a população poderá, por meio do Aplicativo Prefeitura 24 horas e do portal www.goiania.go.gov.br responder ao questionário e colaborar no levantamento dos dados para o Plano de Mobilidade.

A primeira parte é a de identificação do indivíduo, ainda tendo a possibilidade de responder de forma anônima. Já a segunda parte procura identificar a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, é perguntado sobre os hábitos do cidadão em relação à pandemia e sua rotina diária.

Para responder a pesquisa em Web:

  • Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;
  • Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
  • No hotsite, clique em “Participe”;
  • Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

  • Acesse o app Prefeitura 24 horas;
  • Clique em “Serviços” na tela inicial;
  • Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
  • Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.

 

Gracielly Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO