Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Crea-GO marca presença na Tecnoshow Comigo 2022

De 4 a 8 de abril, a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste é realizada em Rio Verde

Publicado: 04/04/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO


Presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira (E) e o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado


Começou nesta segunda-feira (04), e segue até o próximo sábado (8), a 19ª edição da Tecnoshow, a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste, em Rio Verde e o Crea-GO está participando da feira apresentando pesquisas e programas desenvolvidos pelas áreas das engenharias, agronomia e geociências que contribuem para a administração dos municípios e impactam diretamente na vida do produtor e da sociedade.

Atualmente, a área da feira conta com mais de 130 hectares destinados aos experimentos agropecuários. A COMIGO participa diretamente da pesquisa na região, desde 1984, quando firmou inicialmente convênio com a Emgopa, depois Universidade de Rio Verde (UniRV), Embrapa e outras instituições do agronegócio.

O presidente do Crea-GO, eng. civ, agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, participou da abertura dos trabalhos do estande da Universidade de Rio Verde (UniRV) “Em cada canto dessa feira existe o trabalho de um engenheiro, um agrônomo e um profissional das geociências. As instituições de ensino formam a base dos profissionais que estarão conosco no futuro e formar profissional de qualidade é essencial”, destaca Lamartine.

Neste ano, a solenidade de abertura foi realizada no auditório 1 do Centro de Tecnologia Comigo (CTC). Várias autoridades participam do evento, como o governador, Ronaldo Caiado, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, autoridades públicas e representantes de entidades do setor.

O governador, Ronaldo Caiado, destacou a importância da feira para mostrar a grandiosidade do setor e a capacidade de tecnologia do estado, mesmo sabendo que ainda falta muito a ser feito. “O produtor rural é o sustentáculo do Brasil. Temos que continuar a luta por melhorias para a classe, dando respaldo para que a taxa de juros seja compatível com o que ele pode pagar”. E, lembra-se das potencialidades do estado. “Goiás tem potencialidade de ocupar o segundo lugar em produção de grãos do país, mas precisamos dar condições de trabalho com legislação que possibilite agilizar os processos”.

O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, (Comigo) Antônio Chavaglia agradeceu a todos que colaboraram para a realização da feira que evoluiu muito em novas tecnologias. “A agricultura precisa ser valorizada pela sociedade no todo. Os agricultores enfrentam intempéries climáticas e políticos. A guerra entre Rússia e Ucrânia vai trazer prejuízos mundiais. Os obstáculos estão aí, mas nós venceremos e continuaremos colocando alimento na mesa da população”, ressaltou Antônio.

O prefeito de Rio Verde (GO), Paulo Faria do Vale, lembrou que a feira é um dos maiores eventos do setor agropecuário da América Latina e representa muito para o município. “As expectativas são as melhores possíveis com essa edição da feira depois de dois anos. O cooperativismo hoje vem crescendo a passos largos e representa mais de 20% da economia mundial. Rio Verde é o segundo maior município produtor de grãos do Brasil”, complementa o prefeito.

Neste ano, a expectativa é movimentar cerca de R$ 7 bilhões. Em 2019, a feira movimentou 3,4 bilhões de negócios. A feira foi adiada por dois anos consecutivos devido à pandemia da Covid-19.

 

Gracielly de Oliveira 
Equipe de Comunicação do Crea-GO



2.png Chefe de gabiente do Crea-GO, Ulysses Sena (E), presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira e Daniel Vilela, ex-deputado federal
Design sem nome (8).png Ulysses Sena (E), José Renato Catarina, Leonardo Veloso, Lamartine Moreira, Paulo Martins, Daniela Rézio, José Reis, Marcelo Corte Real
Design sem nome (9).png Vicente Machado (E), Ulysses Sena, Cássio Horbilon, Lamartine Moreira, Daniela Rézio, Marcelo Corte Real