De 4 a 8 de abril, a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste é realizada em Rio Verde
Publicado: 04/04/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOComeçou nesta segunda-feira (04), e segue até o próximo sábado (8), a 19ª edição da Tecnoshow, a maior feira do agronegócio do Centro-Oeste, em Rio Verde e o Crea-GO está participando da feira apresentando pesquisas e programas desenvolvidos pelas áreas das engenharias, agronomia e geociências que contribuem para a administração dos municípios e impactam diretamente na vida do produtor e da sociedade.
Atualmente, a área da feira conta com mais de 130 hectares destinados aos experimentos agropecuários. A COMIGO participa diretamente da pesquisa na região, desde 1984, quando firmou inicialmente convênio com a Emgopa, depois Universidade de Rio Verde (UniRV), Embrapa e outras instituições do agronegócio.
O presidente do Crea-GO, eng. civ, agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, participou da abertura dos trabalhos do estande da Universidade de Rio Verde (UniRV) “Em cada canto dessa feira existe o trabalho de um engenheiro, um agrônomo e um profissional das geociências. As instituições de ensino formam a base dos profissionais que estarão conosco no futuro e formar profissional de qualidade é essencial”, destaca Lamartine.
Neste ano, a solenidade de abertura foi realizada no auditório 1 do Centro de Tecnologia Comigo (CTC). Várias autoridades participam do evento, como o governador, Ronaldo Caiado, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, autoridades públicas e representantes de entidades do setor.
O governador, Ronaldo Caiado, destacou a importância da feira para mostrar a grandiosidade do setor e a capacidade de tecnologia do estado, mesmo sabendo que ainda falta muito a ser feito. “O produtor rural é o sustentáculo do Brasil. Temos que continuar a luta por melhorias para a classe, dando respaldo para que a taxa de juros seja compatível com o que ele pode pagar”. E, lembra-se das potencialidades do estado. “Goiás tem potencialidade de ocupar o segundo lugar em produção de grãos do país, mas precisamos dar condições de trabalho com legislação que possibilite agilizar os processos”.
O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, (Comigo) Antônio Chavaglia agradeceu a todos que colaboraram para a realização da feira que evoluiu muito em novas tecnologias. “A agricultura precisa ser valorizada pela sociedade no todo. Os agricultores enfrentam intempéries climáticas e políticos. A guerra entre Rússia e Ucrânia vai trazer prejuízos mundiais. Os obstáculos estão aí, mas nós venceremos e continuaremos colocando alimento na mesa da população”, ressaltou Antônio.
O prefeito de Rio Verde (GO), Paulo Faria do Vale, lembrou que a feira é um dos maiores eventos do setor agropecuário da América Latina e representa muito para o município. “As expectativas são as melhores possíveis com essa edição da feira depois de dois anos. O cooperativismo hoje vem crescendo a passos largos e representa mais de 20% da economia mundial. Rio Verde é o segundo maior município produtor de grãos do Brasil”, complementa o prefeito.
Neste ano, a expectativa é movimentar cerca de R$ 7 bilhões. Em 2019, a feira movimentou 3,4 bilhões de negócios. A feira foi adiada por dois anos consecutivos devido à pandemia da Covid-19.
Gracielly de Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO