Crea-GO realiza solenidade de Ingresso ao Sistema Confea/Crea presencialmente

Profissionais das engenharias, agronomia e geociências recebem carteira profissional

Publicado: 11/04/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Solenidade de Ingresso ao Sistema Confea/Crea

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, deu as boas-vindas aos 74 novos ingressantes no Sistema Confea/Crea, na manhã desta segunda-feira (11). A solenidade foi a sexta realizada em 2022, mas a primeira de forma presencial. “A solenidade de hoje é especial por dois motivos: a primeira porque é o marco do inicio de uma carreira, e a segunda porque marca o retorno da atividade presencial no Conselho”, ressaltou o presidente.

O assessor institucional do Crea-GO, eng. civ. Roberto Viana Filho, falou para os novos profissionais sobre o papel Sistema Confea/Crea, a importância do Livro de Ordem, de legislação e da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).”O Conselho tem a função de garantir a segurança da sociedade e coibir a atuação ilegal da profissão. Por isso, a importância de se conhecer nossos deveres no trabalho do dia a dia com o uso correto do Livro de Ordem, da responsabilidade por meio da ART e da Placa de Obra”, lembrou.

Durante o ingresso foram apresentados os benefícios que os engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências têm direito a partir de agora. O diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua-GO), disse aos ingressantes que podem se associar e fazer o uso dos benefícios ofertados à classe. “A previsão de arrecadação para este ano é de R$ 4,2 milhões, que estará disponível para os profissionais por meio de empréstimos, plano de Previdência Privada, seguro de vida, auxílio funeral e convênios de desconto”, apresentou o diretor.

O diretor administrativo e financeiro do Sicoob Engecred, Elias Sandri Wandscheer, lembrou que a cooperativa nasceu há 20 anos no berço da engenharia e está pronta para servir os profissionais. “A saúde financeira, principalmente para quem está entrando no mercado de trabalho é essencial. Um dos objetivos da cooperativa é educar, formar e informar os seus cooperados, por isso, são ofertados cursos de educação financeira”, considerou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), o eng. eletric. Gerson Tertuliano destacou a importância da representação sindical na carreira profissional. “Nós somos a única entidade de classe que podemos representar e defender o profissional. Levantamos a bandeira da criação do cargo de engenheiro público como existe na advocacia”, destacou.

A eng. quim. Jordana Carol de Oliveira Reis, falou em nome dos ingressantes no Sistema Confea/Crea. “Hoje, oficializamos um sonho. Estamos prontos para construir, plantar e realizar outras tantas atividades que forem atribuídas a nós. Muito obrigada!”, agradeceu a engenheira.

O presidente, Lamartine Moreira lembrou um pouco da história dele. “Há 30 anos eu vivi esse momento que é único na carreira, e logo depois recebi uma proposta há quilômetros de distância de Goiânia, agarrei e passei muitas dificuldades. Mas, hoje estou colhendo os frutos”, e deixou uma dica valiosa aos novos profissionais. “Aproveitem as oportunidades que surgirem, sempre com ética e bom trabalho, chegará o momento de colher”, encerra Lamartine.

As carteiras profissionais foram entregues pelo presidente, Lamartine Moreira e pela diretora do Crea-GO, eng. amb. Wanessa Rocha.

Obs: Para baixar as fotos da Solenidade clique aqui.

Gracielly Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO

3.png Solenidade de Ingresso ao Sistema Confea/Crea
4.png Luiz Queiroz - Pres. Mútua-GO discursa na Solenidade