3º Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

A reunião realizada em Gramado-RS é uma oportunidade de troca de experiências e novas proposições

Publicado: 02/06/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que está sendo realizado em Gramado-RS, segue até a próxima sexta-feira, 03, para debater assuntos referentes à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia do Sistema Confea/Crea; O posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas pelo Sistema e a integração e desenvolvimento do Sistema.

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, agradeceu a acolhida e o apoio da anfitriã do Conselho do Rio Grande do Sul e informou que o Conselho Goiano já tem datas definidas para os Encontros Regionais de Profissionais (ERP’s) e destacou a fiscalização. “O trabalho que os fiscais exercem no dia a dia é fundamental para o Sistema, apesar de ficarem em campo e não dentro dos Conselhos”. E, ressaltou a assinatura de um Termo de Referência, inicialmente com quatro municípios goianos, na área da agronomia. “Esse documento nos possibilita fiscalizar áreas, com a tecnologia foto aérea e algoritmos que dá precisão maior para os fiscais trabalharem. Acreditamos que esse trabalho abrirá campo de trabalho para os nossos engenheiros agrônomos”, e finalizou convidando a todos os representantes de Conselhos a participar e levar seus colaboradores para a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 4 a 6 de outubro, em Goiânia. Façam suas inscrições!

A presidente do Crea-RS, a Eng. Amb. Nanci Walter deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a necessidade de compartilhar as experiências e avançar. “Estamos encaminhando para o meio do mandato. O desafio é diário e quem sabe a gente consiga avançar nas nossas pautas”, disse, saudando todos e apresentando um vídeo institucional alusivo aos 88 anos do Conselho-RS.

Os presidentes de Creas usaram capacetes brancos para manifestar contrariedade à Proposta de Lei Complementar 39/2020, que permite a técnicos industriais de nível médio realizar projetos de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Atualmente essa atividade é prerrogativa exclusiva de engenheiros e arquitetos, profissionais que possuem competências curriculares voltadas à medidas de segurança. As lideranças do Sistema também são contrárias à desfiguração Lei Complementar 14.376/13, que ficou conhecida como Lei Kiss.

O presidente em exercício, do Confea, Eng. Eletric. Daniel Sobrinho, se referiu à grande responsabilidade de estar representando o Confea, destacou brevemente diversos pontos da gestão, como o repasse de convênios na faixa de R$ 1 milhão de reais para a realização dos Colégios Estaduais de Profissionais (CEPs) e outros eventos importantes para o Sistema. “As inscrições para a 77ª Soea estão abertas com orçamentos e temática que foram aprovados na última plenária”. Sobrinho também comunicou que já está em análise o termo de referência das impressoras das carteiras profissionais pelo setor de licitações, com previsão para que o processo esteja concluído até a segunda quinzena de julho e as impressoras comecem a ser transferidas para os Creas logo em seguida.

O presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida, destacou o apoio de R$ 50 mil em convênios para os Creas e falou sobre o convênio com o Confea para o levantamento de empregabilidade entre empresas e o serviço público, inclusive com a faixa salarial a ser desenvolvido junto ao Ipea “Entre em contato para que possamos providenciar o mais rápido possível, pois, poderemos disponibilizar alguns dados interessantes para que todo o Brasil tenha o controle de alguns dados importantes ”, convidou.

Padronização
Iniciada a pauta de propostas, o CP deliberou a edição de instrumento normativo para estabelecer critérios para disciplinar o conteúdo da Certidão de Registro e Quitação de Pessoa Física, emitidas pelos Creas. O assunto, que atende à Resolução nº 1121/2019, do Confea, seguirá para análise do Conselho Federal. Outra propositura apresentada pelo Crea-DF tratou da atualização do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC) de forma a comportar as informações do parcelamento da anuidade profissional, parcelas a vencer e quitadas. Alinhada à Resolução nº 1066/2015. a ideia é agilizar o atendimento aos profissionais.

Benefícios para profissionais
Na linha de intercâmbio de experiências, o Crea-SC explanou o projeto Universidade Corporativa do Crea (Unicrea) que abrange educação continuada, pós-graduação, gestão do conhecimento e estratégia e desenvolvimento. O projeto visa ao aperfeiçoamento e à qualificação dos profissionais registrados e à capacitação do público interno, como conselheiros, inspetores e colaboradores. A iniciativa está amparada na cooperação e parceria com as instituições de ensino, entidades de classe e empresas do setor tecnológico do estado, além de órgãos do Sistema, como explicou o representante do projeto no Crea catarinense.

Cooperativa
Os presidentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a CredCrea, cooperativa cuja missão é promover o desenvolvimento econômico e social de seus cooperados, por meio da prestação de serviços financeiros com qualidade e custos baixos. Atuante há 18 anos, a instituição tem 28 mil cooperados, 545 milhões de ativos e 17 postos de atendimento no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

GraciellyOliveira – Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Henrique Nunes e Julianna Curado - Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-RS
Fotos: Marck Castro/Confea e Crea-RS

6.png Presidente do Crea-Go, Lamartine Moreira apresenta informes no 3º CP