Lançamento da Agenda Socioambiental de Aparecida de Goiânia

Durante o evento foi criado o Conselho Cidades Verdes para aperfeiçoar políticas ambientais na cidade

Publicado: 10/06/2022 - Fonte: Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO

O Crea-GO e a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (Semma) lançaram a Agenda Socioambiental e criação do Conselho do Programa Cidades Verdes, na manhã desta sexta-feira, no Viveiro Cerrado.

O objetivo da Agenda é propor políticas públicas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos locais de planejamento e gestão urbana para arborização, proteção e recuperação de mananciais, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outros projetos.

A coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO, a Eng. Amb. Marcella Castro Linguitte, destaca a importância da comunicação e a participação da sociedade na tomada de decisões e sugestões para que possamos colher frutos e replicar daqui há um ano. “A Agenda Sócio Ambiental foi pensada para o município de Aparecida se torne modelo a ser seguido pelo mundo. Começamos em Aparecida com o Viveiro Cerrado que é um equipamento público, onde abriga espécies do Cerrado e servirá de nascedouro para essas espécies que serão replantados na cidade e que também sirva de ponto de encontro para a população discutir sobre sustentabilidade", lembra Marcella.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano chamou atenção para a necessidade de mudança de cultura para colhermos no futuro. "Estamos trabalhando e fazendo a nossa parte, mas precisamos também que a população nos ajude mantendo a nossa cidade limpa, não ateando fogo nas matas e parques”, destacou.

Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, a presidente do Instituto Plantadores de Água, Meirinalva Pinto, e representantes de Organizações governamentais e não Governamentais (ONGs).

Inicialmente, a agenda vai trabalhar com quatro eixos: ampliação da participação popular; desenvolvimento de soluções urbanas; gestão sustentável dos recursos naturais e seus resíduos; e o fortalecimento de iniciativas e soluções nos territórios. O objetivo de cada etapa é envolver os cidadãos na tomada de decisão, na formulação, na implementação e no monitoramento das políticas públicas urbanas, a qualificação dos serviços públicos vinculados às necessidades urbanas das pessoas, a promoção de inovação no modelo de produção e gestão de resíduos sólidos, o fomento do empreendedorismo local com iniciativas sustentáveis.

O Viveiro Cerrado

Inaugurado em outubro de 2021, o Viveiro fica em uma área do Parque da Criança Murilo Soares, no setor Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia, a primeira cidade a implementar o Programa Cidades Verdes. O projeto foi desenvolvimento por meio de parceria com o Crea-GO e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat/Pacto Global Brasil), para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com plantio e cultivo de mudas nativas e frutíferas, para projetos de arborização urbana e de recuperação de áreas degradadas.

O Viveiro Cerrado é o eixo Cidades Verdes, um programa do Conselho goiano para cooperar com os municípios no planejamento e administração das áreas urbanas sob a ótica ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para as populações, com a produção e cultivo de mudas para o abastecimento de projetos de arborização urbana e recuperação de áreas verdes e na prevenção de erosões.

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO