Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Crea-GO realiza cerca de 700 fiscalizações no Lago Corumbá IV

A equipe percorreu toda a extensão do Lago e identificou vários danos provocados por obras na região

Publicado: 08/07/2022 - Fonte: Área de Fiscalização do Crea-GO




Durante toda a semana as equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) percorreram às  margens do Lago Corumbá IV. Os fiscais percorreram toda a extensão do lago, ao todo foram realizadas cerca de 700 fiscalizações.

Entre as irregularidades encontradas estão, obras em encosta de morro, praias artificiais construídas com areia lavada e que pode provocar o assoreamento do Lago; animais se alimentando na orla do Lago, obras sem documentação junto à prefeitura e sem o acompanhamento de um profissional legalmente habilitado, a supressão de mata ciliar original para a implantação de mata exótica, entre outros.

O Lago Corumbá IV está localizado a cerca de 130 quilômetros de Goiânia-GO e abrange parte dos municípios de Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Silvânia, Novo Gama e Corumbá de Goiás.

O trabalho de fiscalização foi executado em parceria com as prefeituras municipais de Silvânia e Abadiânia e a Corumbá IV Concessões S/A. “O crescimento urbano ao redor do lado é preocupante, pois pode causar vários danos ao meio ambiente como: a poluição do solo e do lençol freático, o assoreamento, além de prejuízos ao bio cerrado, destruindo o corredor ecológico, comprometendo a reprodução da fauna e flora na região”, destaca o gestor de fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances.

Será produzido um relatório, constatando a situação encontrada e os danos ambientais que será entregue aos órgãos de fiscalização ambientais municipais e estaduais, podendo culminar em novas ações integradas.

 

Gracielly de Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO