Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Contecc aborda novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia

“As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia”, foi tema de uma das palestras no Contecc

Publicado: 06/10/2022 - Fonte:




O auditor fiscal federal agropecuário da Coordenação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Alexander Magalhães Goulart Dornelles, palestrou no dia 5 de outubro durante a programação da 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, sobre o tema “Suasa: garantindo qualidade para alimentarmos o mundo”. O encontro foi mediado pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais - Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira.

Em sua apresentação, Alexander pontuou que, em um país que tem o agro como base para a economia, é importante três pontos: entender o que é defesa agropecuária; pensar na qualidade da cadeia produtiva agropecuária; entender o Brasil como o maior produtor mundial do agro até 2027.

“Os alimentos representam uma necessidade básica de qualquer sociedade e, assim, os órgãos relacionados direta ou indiretamente ao controle de alimentos no país devem criar mecanismos democráticos de controle social para garantir que os órgãos públicos responsáveis pelos controles oficiais de alimentos sejam efetivos”, pontuou Dornelles. Dessa forma, a ideia é que a partir desse encontro seja firmada uma parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua com o Ministério da Agricultura, o que proporcionará uma série de oportunidades para os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências atenderem o mercado do consumidor brasileiro e internacional.

Ainda na tarde da última quarta-feira (5) palestrou na programação do Contecc, sobre “As redes e os sistemas remotos: novos modelos de trabalho na Engenharia e na Agronomia”, o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt. A mediação foi realizada pelo também conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit. Para Jorge Bitencourt, a transversalidade dessa temática impacta em todas as áreas da sociedade, seja na segurança, na saúde, na vida das pessoas e principalmente é uma questão fundamental na economia. “É necessário que sejam discutidos, deliberados e analisados mecanismos para que o Sistema garanta a formação profissional, trabalhando a independência tecnológica do nosso país, e consequentemente, o fortalecimento da economia nacional e a soberania de nossa nação”, explicou Bitencourt. Concluindo sua apresentação, Jorge deixou um recado para os profissionais e estudantes: “Para fazermos um sistema que seja, além de seguro, também transparente, com acesso tanto local, quanto remoto, é preciso o aprofundamento em conceitos que possibilitem sanar os problemas”.

 

Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia e Abigail Cardoso



1.png
2.png
3.png