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Estudos realizados pelo Crea-GO e parceiros, Prefeitura de Goiânia busca solução para problemas diagnosticados em pontes e viaduto da Capital

As vistorias são realizadas desde 2012 e apontam problemas estruturais recorrentes. Os resultados sempre foram encaminhados à Prefeitura de Goiânia e ao Ministério Público

Publicado: 25/02/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




Em janeiro deste ano o Conselho de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) entregou à Prefeitura de Goiânia o Relatório de Vistorias em Pontes e Viaduto de Goiânia 2022, considerados em situação crítica. O trabalho de vistorias em pontes e viadutos definidas como Obras de Artes Especiais (OAE), capital é realizado desde 2012 com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (IBAPE-GO).

O presidente do Crea-GO, engenheiro civil, agrícola e de segurança do trabalho, Lamartine Moreira destaca que as vistorias são realizadas há dez anos com base na norma ABNT NBR 9452:2019, que descreve uma metodologia para classificar o estado de conservação das estruturas. “O objetivo do trabalho é alertar o poder público e a sociedade para os problemas estruturais que afetam a segurança da população”.

Após o recebimento do relatório, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), criou um grupo de estudos para fazer um raio-x das estruturas de 12 pontes e de um viaduto da capital goiana. O documento possibilitará elaboração de relatório técnico que apontará conduta mais adequada para a correção dos possíveis problemas

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, a avaliação detalhada das 13 Obras de Arte Especiais (OAE) foi escolhida a partir de vistorias nos locais “O que os especialistas da Seinfra apontaram é que a inspeção visual é insuficiente para determinar se as estruturas necessitam ou não de intervenção. Não determina, também, que tipo de intervenção seria necessária. Para essa definição, a Prefeitura de Goiânia contratou esses estudos. Concluídos, a Seinfra dará início aos serviços de manutenção apontados”, e afirmou, “Nunca tivemos avaliação tão abrangente dessas estruturas”.

“A falta de manutenção preventiva nas Obras acarreta vários transtornos aos usuários e à sociedade como um todo, como: danos à integridade física, perdas materiais e econômicas, redução do comércio local, redução da mobilidade urbana, aumento dos trajetos de deslocamento e perda de horas produtivas em engarrafamentos de trânsito. Estamos felizes por provocar melhorias para a nossa cidade e para a sociedade”, enfatizou Lamartine Moreira.

Confira locais que passam por avaliação técnica que foram ranqueadas de acordo com o grau de deterioração:

1ª -Ponte da Avenida T-63 sobre o Córrego Cascavel

2ª -Ponte da Rua Doutor Constâncio Gomes sobre o Córrego Botafogo

3ª -Ponte da Avenida Universitária sobre o Córrego Botafogo

4ª -Ponte da Avenida 24 de Outubro sobre o Córrego Cascavel

5ª -Ponte da Rua José Hermano sobre o Ribeirão Anicuns

6ª -Ponte da Avenida Perimetral Norte sobre o Ribeirão João Leite

7ª -Ponte Avenida T-9 sobre o Córrego Cascavel

8ª -Ponte da Avenida Presidente Kennedy sobre o Ribeirão João Leite

9ª -Ponte da Avenida Marechal Rondon sobre o Ribeirão Anicuns

10ª-Ponte Avenida das Pirâmides sobre o Córrego Água Branca

11ª -Ponte na Avenida Santo Afonso sobre o Córrego Cascavel

13ª -Viaduto da BR-153 sobre a Avenida Olinda

-Ponte da Avenida Acary Passos sobre o Córrego Água Branca

OBS: (A estrutura da ponte foi substituída por um conjunto de três bueiros,

A nova estrutura foi liberada ao tráfego em 05 de novembro de 2022. Por tratar-se de uma nova estrutura, de bueiro; esta não estará no escopo do programa de vistorias.)

 

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO