Horta Caseira é tema na Ilha da Inovação

A palestra contou com a participação de 40 profissionais.

Publicado: 18/09/2019 - Fonte: Comunicação Crea-GO

Eng. Agr. José Luiz Barbosa apresenta o projeto “Horta Caseira Sustentável” aos participantes da ExpoSoea

Entre as atrações disponíveis na ExpoSoea, está a Ilha da Inovação, espaço onde os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) apresentam projetos inovadores. Hoje a tarde (18/9), foi a vez do Crea-GO apresentar seu projeto “Horta Caseira Sustentável”. A palestra contou com a participação de 40 profissionais. A ExpoSoea está ocorrendo paralelamente a 76ª Soea, em Palmas (TO), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, até quinta-feira (19).

O projeto, implantado em 2016, tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia, na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas. A ideia é garantir alimentos frescos e saudáveis para a comunidade. É importante ressaltar que as entidades interessadas na implantação do projeto devem arcar com a compra de materiais e insumos.

A apresentação foi realizada pelo Eng. Agr. José Luiz Barbosa, assessor institucional do Crea-GO. Segundo ele, foi mostrado aos participantes da ExpoSoea que o Regional goiano criou o projeto com a intenção de divulgar e implantar em organizações sociais, escolas, Ongs e empresas etc. “A horta Caseira sustentável foi desenvolvida para estimular o cultivo de diversas hortaliças em diferentes locais, utilizando uma estrutura simples e econômica, além de melhorar os hábitos alimentares de crianças e adultos”, ressaltou.

O Eng. José Luiz também mostrou aos profissionais que estão no evento, as vantagens da Horta Caseira Sustentável. “As vantagens são inúmeras: as plantas são limpas e livres de doenças; estão fora do alcance de uma série de pragas, pois não utiliza agrotóxico; a planta é mais produtiva; e ocupa menos espaço; o sistema de desenvolvimento dela é mais rápido do que se você plantar em um sistema convencional que usa o solo. Outra vantagem do sistema de hidroponia é a ergonomia, é a facilidade do manejo, porque você pode fazer um modelo vertical, horizontal, em cima de cavaletes ou na sua altura. Ainda se tem economia de água, de energia e tem planta saudável na hora que você precisa”, explicou.

O assessor institucional do Crea ainda deu dicas sobre o que cultivar. “Normalmente, plantamos alface, rúcula, chicória, almeirão, agrião, cebolinha, salsa, coentro, manjericão. Pode produzir ainda: tomate, pimentão, pepino, rabanete, couve-flor, couve e morango. Esse tipo de horta também permite o cultivo de plantas ornamentais como begônia, copo-de-leite, margaridas e boca-de-leão”, encerrou.

Confira a programação e cobertura da 76ª Soea e da ExpoSoea em www.soea.org.br