Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Aplicação estratégica da Engenharia de Segurança do Trabalho é tema de palestra gratuita do Crea

Profissionais de segurança devem estar incluídos em todas as fases dos processos para que o resultado seja satisfatório

Publicado: 10/05/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO.




Prevenir é melhor que remediar. Esse ditado faz todo o sentido quando o assunto é a segurança de trabalhadores e máquinas. O Eng. de Controle e Automação e Segurança do Trabalho, André Luiz Dias da Silva, falou sobre a temática em um encontro online gratuito promovido pelo Crea-GO na noite desta terça-feira (9).

O especialista salientou a importância de envolver os profissionais no processo como um todo na implementação de medidas de proteção coletivas, administrativas e individuais. “Para surtir efeito, os profissionais que fazem manutenções, ajustes, limpezas e que operam as máquinas precisam entender que todas as medidas implantadas trazem segurança para a vida deles, e que não é somente uma imposição”.

Cada área deve seguir as normativas criadas para minimizar os riscos de acidentes com os envolvidos no trabalho. André destacou a Norma Regulamentadora 10 (NR-10), por envolver segurança em instalações e serviços em eletricidade, e por estar presente na maioria dos processos envolvendo máquinas. “Quando se fala em eletricidade, existem vários riscos eminentes como de choques e explosões, por isso, merece uma atenção maior.

A Norma Regulamentadora que tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para os trabalhadores que, na sua atuação, interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas.

Quanto ao ciclo de adequação, merecem destaque a NR-12, que determina o que precisa ser feito nos equipamentos, e a NBR ISO 12100, que determina os princípios gerais de projetos, apreciações e redução de risco. “É necessário que seja feita a avaliação das máquinas de forma individual quanto às manutenções e ajustes para que o profissional consiga entregar as soluções mais adequadas, com maior nível de segurança, mas que sejam amigas do processo” pontuou o especialista.

A palestra foi finalizada com um detalhamento sobre as normas diárias, como a NR-36, da Agronomia, e a NR-31, de frigoríficos. Estas convergem com as demais normatizações para entregar maior segurança, levando em consideração as peculiaridades específicas de cada área para garantir a segurança aos trabalhadores e aos equipamentos.

 

Assessoria de Imprensa do Crea-GO



3.png
4.png
5.png
1.png