Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Palestra gratuita abordou interação entre a Física Médica e as Engenharias Clínica e Civil

O cálculo de blindagem como limitador de exposição à radiação foi o principal tema abordado

Publicado: 18/05/2023 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




A parceria entre a Física Médica e as Engenharias Clínica e Civil tem trazido importantes contribuições para a ciência e a vida dos indivíduos. A fim de acrescentar ainda mais conhecimento nesta área, o físico-médico Walmoli Gerber Jr, especialista em proteção radiológica, ministrou a palestra Interação entre a Física Médica e as Engenharias Clínica e Civil no Cálculo de Blindagem para os profissionais que trabalham no desenvolvimento de projetos. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Física Médica da Universidade Federal de Goiás (LAFISMED –UFG), que foi fundada em 2021.

O especialista destacou que o trabalho da Física Médica está diretamente ligado ao da Radiologia, Engenharia Clínica e Civil e autoridades sanitárias. “A Física Médica deveria ser um grande laboratório de desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras para a sociedade. Atuamos desde a criação de brinquedos lúdicos para uma criança interagir antes de fazer uma tomografia computadorizada até os testes de DNA que possam rastrear um marcador de radiação ionizante para pacientes que foram submetidos a tratamentos de radioterapia”. 
A Resolução RDC 611/2022 apresenta os requisitos específicos de infraestrutura que precisam compor os projetos de salas de ionizantes e não ionizantes. “Na parte de projetos de estruturas de ambientes, principalmente quando envolvem ressonância magnética, o profissional legalmente habilitado deve apresentar o projeto de blindagem”, destacou Walmoli.

A blindagem é essencial para a proteção de pacientes, acompanhantes e principalmente dos profissionais que trabalham operando os aparelhos de radiação. Np projeto de blindagem, é possível se ter as dimensões das paredes da sala e da cabine de operação e os materiais a serem utilizados nas paredes (argamassa baritada ou alvenaria) e na porta (chumbo). A padronização das normas relativas a estes projetos tem o objetivo de limitar a exposição dos indivíduos à radiação, garantindo a segurança de pacientes e profissionais da saúde. 

 

Assessoria de Imprensa do Crea-GO



Design sem nome (17).png
Design sem nome (16).png