Viaduto que sofreu incêndio em Goiânia começa a receber pintura artística

Crea-GO recomendou a retirada das placas metálicas, que podem propagar o fogo com maior rapidez

Publicado: 25/05/2023 - Fonte: Jornal O Popular

O viaduto João Alves de Queiroz, na confluência das avenidas T-63 e 85, no Setor Bueno, em Goiânia, começou a receber uma pintura artística nesta tarde. O local sofreu um incêndio em julho de 2022. O Crea-GO havia recomendado a retirada das placas metálicas, que podem aumentar a velocidade de propagação do fogo. Agora, elas darão lugar ao grafite e pintura de artistas goianos diversos. Confira a reportagem completa no Jornal O Popular.

Confira a reportagem completa no Jornal O Popular!

Após sucessivos adiamentos desde setembro de 2022, a Prefeitura iniciou a primeira etapa do projeto Arte Urbana no viaduto João Alves de Queiroz, na confluência das avenidas T-63 e 85, no Setor Bueno, em Goiânia, nesta quarta-feira (24). A ideia da ação no local surgiu depois que as placas metálicas que cobriam o viaduto desde a sua inauguração, em 2008, foram retiradas por conta do incêndio provocado por um homem em julho de 2022.

Segundo peritos, na ocasião do incêndio, as placas metálicas serviram para propagar o fogo com maior intensidade e rapidez. Então, a Prefeitura decidiu pela retirada dos objetos. As placas já enfrentavam constantes avarias com a passagem de veículos e até mesmo do vento, fazendo-as cair. Anteriormente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) já havia recomendado a retirada.
A previsão era de que o início da pintura do viaduto ocorresse no dia 27 de setembro do ano passado, mas foi feito um adiamento a pedido dos próprios artistas e da Secult, já que foram necessários novos reparos para possibilitar o trabalho. No mês seguinte, foi publicado o edital para o chamamento e credenciamento dos artistas interessados. Na época, a estimativa era que a pintura seria realizada até o final daquele ano, o que também não ocorreu.
Em reportagem do POPULAR publicada em 8 de fevereiro deste ano, o secretário municipal de Cultura explicou que houve um problema orçamentário no final do ano passado, em que a verba ainda não tinha sido liberada para a contração dos artistas e da compra do material, o que já ocorreu neste ano. Na ocasião, a previsão era de que a pintura fosse iniciada até o começo de março.

No início de maio, a Secult informou que o local passava por adequações na estrutura física com nivelamento e revestimento nas paredes do viaduto, serviço que estava em andamento em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Era necessário que as intervenções ocorressem porque a estrutura de concreto possuía diferenças em relevo e imperfeições, necessitando deixar mais liso e reto para receber as tintas.

Trabalho
A ação, que tem como premissa a transformação de espaços em lugares para exposição de obras de arte, como painéis de grafismo, seguirá até o próximo domingo (28). No total, 12 artistas grafiteiros, seis homens e seis mulheres, foram selecionados, via credenciamento, e serão os responsáveis pela obra artística realizada em várias etapas até a conclusão. A previsão inicial, em setembro, era de obter até 50 artistas interessados. O cachê será de R$ 300 por metro quadrado (m²) que for pintado por cada artista.
“Pela primeira vez, teremos mulheres no Arte Urbana e isso é ótimo, é diversidade, é democracia é arte para todos. Mais um museu a céu aberto com arte ao alcance de todos. Começamos a primeira etapa, que é a parte debaixo do viaduto, e logo em seguida, daremos andamento na parte de cima”, pontua Zander Fábio, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), responsável pelo projeto.
Os artistas estarão no local nos dias 24 e 28, das 10 horas às 00 horas, e nos dias 25, 26 e 27, das 20 horas às 00 horas. Enquanto estiverem trabalhando, eles receberão o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) com a interdição da T-63, sentido Nova Suíça e Terminal Isidória.

Projeto Arte Urbana
O projeto Arte Urbana é coordenado pela Secult que, ao ilustrar espaços públicos da cidade, promove artistas goianos por meio de grafite e pinturas diversas. A iniciativa tem o objetivo de estampar estruturas físicas municipais como viadutos, pontes, corredores, praças e parques com obras de grafite e pinturas diversas.
O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil e, além das pinturas realizadas em dois complexos, abrange a revitalização que foi feita no do Beco da Codorna, no Centro de Goiânia, e dos viadutos do Complexo Viário Jamel Cecílio e do Viaduto Iris Rezende Machado, inaugurados no início do ano de 2022.

Reportagem: Mariana Carneiro
Imagens: Wildes Barbosa