Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

1º Encontro Centro-Oeste de Engenharia Ambiental e Sanitária (ECOEAS)

Evento reúne engenheiros ambientais e sanitaristas em debate sobre sustentabilidade e educação

Publicado: 15/09/2023 - Fonte: Ageamb




“O meio ambiente clama por ajuda! A população aumentou, os hábitos mudaram e a gente ainda insiste em fazer tudo como fazíamos no passado”. Foi com esta frase que a eng. ambiental Karla Alcione Cruvinel, palestrante magna, abriu os debates no 1º Encontro Centro-Oeste de Engenharia Ambiental e Sanitária (ECOEAS), realizado nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

O encontro visa proporcionar um espaço de compartilhamento de conhecimento, discussões e networking para os profissionais das engenharias e estudantes das áreas afins, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Cerrado. A deputada estadual Rosângela Rezende representou a Alego e a Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ela destacou a importância dos profissionais para a saúde e vida da população e os trabalhos da Casa relacionados ao meio ambiente. “Os engenheiros ambientais e sanitaristas são fundamentais para o meio ambiente e para o homem nascer e viver com saúde. Estamos trabalhando para contribuir com programas, ações e políticas como a reativação do Fórum de Ações Perenes, a entrada no Consórcio Brasil Verde e o Juntos pelo Araguaia” afirmou.

Especialistas da área ambiental apresentaram dados atuais sobre o uso dos recursos ambientais e as novas tecnologias de sustentabilidade, abordando as seguintes temáticas:

- A Engenharia Ambiental e Sanitária no contexto da tecnologia e da inovação para o enfrentamento dos desafios ambientais, que enfatizou os desafios enfrentados contemporaneamente. “A crise hídrica e as mudanças climáticas não são ações da natureza, são ações humanas” observou a palestrante Karla Alcione Cruvinel, eng. ambiental, especialista em saneamento e reuso de água.

- Natureza – possibilidades criativas sustentáveis, que convergiu o estudo do meio ambiente com a manifestação artística do palestrante. “A maioria das pessoas têm cegueira botânica. Não enxergam as árvores e a riqueza do bioma que os rodeia. Rodo o Brasil olhando e criando arte a partir dos recursos naturais”, explicou Vinícius Fagundes Bárbara, eng. ambiental e artista popular. 
- Reuso de águas cinzas;
- Gerenciamento de áreas contaminadas;
- Tratabilidade de água de abastecimento.

A presidente em exercício do Crea-GO, eng. ambiental Wanessa Rocha ressaltou a importância da integração de profissionais de várias idades e experiências no mesmo evento. “É fundamental falar de temas tão relevantes para a população mundial com profissionais e futuros profissionais. Esse networking, a troca de experiências e relacionamento favorece projetos futuros e a melhoria do meio ambiente e de vida" comemorou.

O evento foi realizado pela Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb), Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Distrito Federal (AEAS), Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG (Eeca), Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), entre outras.

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO



2.png
3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png
9.png
10.png
11.png