Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Câmara Especializada de Agronomia

Conselheiros discutem o aprimoramento das atividades que envolvem as engenharias da Agronômica, Agrícola e Florestal

Publicado: 16/10/2023 - Fonte: Câmara Especializada de Agronomia




A Câmara Especializada de Agronomia (CEA), composta por 25 conselheiros reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), para tratar de assuntos referentes às Engenharias Agronômica, Agrícola e florestal. Entre os assuntos tratados pelos especialistas estiveram o posicionamento da Câmara na Chamada Pública sobre o Projeto de Lei n.º 1131, de 2023 - Altera a Lei n.º 7.802, de 11 de julho de 1989, que trata sobre a proibição da aplicação aérea de agrotóxicos.

“O Crea-GO é um Conselho técnico e orientativo à sociedade, bem como a fiscalização de profissionais propiciam a realização dos serviços com segurança social, econômica e ambiental. Podemos aprimorar o serviço, mas não extingui-lo”, observou o coordenador da CEA, eng. agrônomo, José Renato Catarina Ribeiro.

Outro assunto abordado foram as obras em vias públicas que requerem a poda ou a retirada de árvores dos locais. “Existe Lei de Compensação Ambiental que exige que sejam plantadas 40 árvores para cada árvore suprimida. Na minha opinião, deveriam ser 100 árvores para cada 1, levando em consideração que levarão anos para crescerem e entregar benefícios à sociedade”, afirmou o eng. agrônomo Antônio Pascoaletto.

Com relação á impermeabilização de canteiros centrais, praças e calçadas, a eng. agrônoma Luciana Rodrigues destacou que deve-se deixar espaços para drenar águas pluviais, evitando inundações, e também analisar o papel das árvores nas cidades. “Deve-se analisar o tamanho que a árvore pode crescer e se não causará outros problemas como atingir a rede elétrica e de internet, causando problemas como a falta desses serviços essenciais”, observou a engenheira.

Também foi discutida a necessidade da realização de concursos públicos para agrônomos com o apoio das entidades públicas e privadas para a promoção de  assistência técnica, principalmente voltada à agricultura familiar.

A Comissão também votou processos éticos, de instituições de ensino e de diversas áreas das Engenharias.

A função das Câmaras

As Câmaras Especializadas são os órgãos decisórios da estrutura básica do Crea–GO que têm a finalidade de apreciar e decidir sobre assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.

Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO



2.png
3.png