Encontro foi realizado no 14º Seminário dos Conselheiros, na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Entidade. Grupo acolhido estará à frente do Colegiado no triênio (2024-2026)
Publicado: 24/01/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa do Crea-GO
“O CREA-GO continua na vanguarda de vários projetos, e estamos dando apoio a vários projetos do Confea. Vamos ser cada vez melhores!”. Com essa afirmação, o presidente do Crea-GO, eng. civ. agríc. e seg. trab. Lamartine Moreira abriu a manhã durante o 14º Seminário de Conselheiros, realizado hoje (24), na sede do Conselho, em Goiânia.
O evento reuniu os 15 novos conselheiros titulares e 18 conselheiros suplentes que estarão à frente do Colegiado do Crea Goiás no triênio (2024-2026). O Conselho é formado por 45 profissionais (engenheiros, agrônomos e geocientistas) titulares (cada um com um suplente) e, a cada ano, um terço do grupo é renovado para garantir um colegiado democrático e com maior participação técnica. “Nós temos vários projetos em execução que precisam do apoio dos conselheiros”, explicou o presidente ao pedir o fortalecimento das ações que serão realizadas neste ano.
Durante a apresentação da atuação, função e responsabilidades dos novos colegiados, o engenheiro mecânico Carlos de Laet Simões Oliveira, que é ex-conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apresentou o organograma do Federal e explicou sobre as comissões temáticas e grupos de trabalho. “Os senhores são agentes públicos de responsabilidade civil e criminal. Se você assina embaixo de algo que pode ser errado, pode ser responsabilizado por isso”, observou Laet.
A apresentação das Atribuições da Superintendência do Crea-GO ficou a cargo de Rosana Melo de Lucas Brandão, gestora do Departamento Técnico. Ela pontuou que, além das comissões permanentes, o Plenário conta também com as comissões temporárias. “A função do Conselho não é penalizar o profissional. O que fazemos é garantir que os serviços oferecidos pelos nossos profissionais sejam seguros para quem usa”, explicou.
Os procedimentos efetuados pela Procuradoria Jurídica no âmbito do Regimento Interno do Crea-GO foram apresentados pelo advogado Divino Terenço. Durante a explicação, Terenço lembrou que “o plenário é o órgão máximo do Colegiado”, considerado um órgão recursal e avalia todos os processos julgados pelas Câmaras.
Na apresentação do CREA Goiás, temas como prazos de processos, convocações, controle de faltas e utilização de Sistemas foram apresentados pela responsável técnica Karolinne Pereira. “O conselheiro titular não pode ter mais de seis faltas consecutivas”, explicou ao abordar a importância da assiduidade nas reuniões. Ainda no âmbito de atividades práticas desenvolvidas pelos integrantes do Conselho, os novos integrantes puderam aprender um pouco mais sobre o uso do Portal do Conselheiro e o funcionamento das Câmaras com os profissionais, Yorrana de Almeida e Carlos Henrique Junior.
A atuação da Câmara de Educação também foi destaque no encontro de boas-vindas aos novos conselheiros. Segundo o responsável técnico Ariston Afonso, essa área do Crea Goiás assessora todas as Câmaras para realizar a “instrução prévia de processos”.
O trabalho do Crea Goiás na mídia para a divulgação e respaldo técnico a assuntos relacionados às diferentes áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências foi apresentado pela coordenadora de Publicidade e Imprensa da Instituição, Érica Reis Jeffery. A jornalista finalizou a manhã de apresentações.
Notícias
Crea-GO realiza última solenidade de ingresso do ano de 2025 Prêmio Crea-GO de Meio Ambiente destaca protagonismo da Engenharia no enfrentamento da crise climática Crea-GO e Hemocentro se unem em uma corrente do bem. Participe! Profissionais registrados assumem compromisso de responsabilidade e ética Prêmio Crea-GO de Destaque Acadêmico