Curso de pós-graduação é indicado para recém-formados e prevê o pagamento de bolsa para estudante
Publicado: 26/03/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaO Senai, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e com o Sindicato da Construção Civil de Goiás (Sinduscon-GO) lançou a Residência Técnica em Engenharia Civil. A iniciativa integra o incentivo, por parte da atual gestão do Crea-GO, à capacitação dos profissionais. “A residência técnica complementa o estudo acadêmico. As matérias não estão na grade curricular, portanto, é uma formação que tem como objetivo preparar os recém-formados para o mercado de trabalho. O início foi com profissionais da Engenharia Civil, mas o plano é de expansão para todas as demais áreas relacionadas ao Sistema”, explicou o presidente do Crea-GO, eng. civil, agríc. e de seg. trab. Lamartine Moreira. As aulas começaram neste mês de março e a primeira turma tem 30 alunos.
O Master in Business Innovation (MBI) para graduados em Engenharia Civil une estratégia e aplicação prática. O curso tem duração de 24 meses com carga horária de 620 horas. De acordo com o assessor técnico do Crea-GO, Antônio de Pádua, a iniciativa representa um ganho para a categoria. “A vitória é da Engenharia Civil, que vem sentindo há muito tempo uma defasagem entre os conhecimentos adquiridos nas escolas e a realidade identificada nas empresas e enfrentada pelos jovens profissionais em seu primeiro contrato. O Crea participou da reunião inicial que propôs a criação da Residência Técnica e contribuiu ativamente na discussão das iniciativas e providências que viabilizaram sua implantação”, explicou o assessor.
A formação tem seis módulos que abrangem: Planejamento e Gerenciamento de Obras; Ferramentas Tecnológicas; Aspectos Legais da Engenharia; Environmental; Social and Governance (ESG); Logística e Suprimentos; Inovação e Indústria 4.0. “Nós estamos pensando nesse Programa há dois anos. Ele surge de uma demanda das indústrias da Construção e, durante a elaboração do projeto, os proprietários e representantes dessas empresas estiveram reunidos conosco para discutir que tipo de competências eram esperadas desses alunos”, explica Weysller Matuzinhos de Moura, diretor da Faculdade Senai Fatesg.
Para ingressar é preciso já ter se graduado em Engenharia Civil há, no máximo, 4 anos, e ser indicado por empresa associada ao Sinduscon-GO para realizar o MBI. “Nosso intuito é que essa experiência possa se expandir, possibilitando ao jovem profissional adquirir este conhecimento tão necessário no início de sua carreira, e as empresas possam contar com profissionais qualificados de acordo com suas necessidades”, prevê Antônio de Pádua.
As aulas teóricas são presenciais às sextas-feiras, realizadas na Faculdade SENAI Fatesg, localizada no Setor Leste Universitário, em Goiânia, das 8h às 18h. Já as aulas práticas são realizadas durante a jornada de trabalho nas empresas em que os estudantes estão contratados. O objetivo é garantir que os conceitos estratégicos reflitam em resultado imediato para a empresa.
Saiba mais sobre a Residência Técnica em Engenharia Civil CLICANDO AQUI!
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO