Conselho chamará os 65 aprovados dentro do prazo de validade do certame
Publicado: 12/04/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) publicou três listas com a convocação de parte dos aprovados no último concurso da Autarquia, realizado em 2023 e, nesta semana, 12 aprovados já iniciaram suas atividades no Regional. A previsão, segundo o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, é de que todos os 65 aprovados sejam convocados durante o período de validade do processo seletivo, que é de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. “A homologação ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2024. Então, temos até 2026 para convocar. Caso haja prorrogação, os candidatos poderão ser chamados até 2028", explicou.
Nesta etapa foram convocados colaboradores para os departamentos de controladoria, fiscalização, atendimento, licitação e TI, áreas diretamente relacionadas à celeridade dos processos e valorização dos profissionais O chamamento é reflexo do compromisso do Crea-GO com a sociedade e reflete os esforços do Conselho para dar agilidade ao processo seletivo com ética e respeito aos candidatos aprovados, além de resultar no aumento da qualidade dos serviços oferecidos aos profissionais e à sociedade.
De acordo com a gestora do Departamento de Gestão de Pessoas da Autarquia, Thaís Matos Garcia, as convocações seguem a lista de aprovados e estão sendo escalonadas de acordo com a necessidade das unidades. “Nós já fizemos três convocações, uma para começar agora no dia 09 de abril, outra para o dia 16 de abril e a terceira para começar no dia 03 de maio”, afirmou a gestora. Inicialmente, os classificados estão sendo convocados para a sede do Crea-GO, em Goiânia. No entanto, na terceira e última lista divulgada no Diário Oficial e no Portal da Transparência, foram convocados profissionais para a Capital e interior do Estado.
O edital do certame prevê 65 vagas para 7 regiões de Goiás. A convocação dos aprovados leva em consideração dois fatores: a classificação do candidato no cargo escolhido e a região que escolheu para concorrer à vaga. As três primeiras listas de convocados nomearam profissionais para os cargos de Analista de Área (Goiânia); Assistente Administrativo (Goiânia); Assistente Administrativo (Região 1); Analista de Área Controlador Interno (Goiânia); Motorista (Goiânia); Analista de Área TI (Goiânia) e Analista de Fiscalização e Engenheiro (região 5, região 6, região 3, região 4, Goiânia).
Documentos de Posse
Para os convocados a lista de documentação já está disponível no site, inclusive com os links para emitir as certidões necessárias. Segundo o departamento de Gestão de Pessoas do Crea-GO, o candidato deve ficar atento aos prazos e aos documentos necessários para serem contratados, principalmente para quem tem algum tipo de alteração em nome ou estado civil. A não conformidade de dados pode gerar inconsistência no sistema e atrasar o processo de contratação.
O profissional convocado não precisa entregar a lista de documentos no Crea-GO. Basta enviar a documentação no formato PDF pelo link do Owncloud, enviado por e-mail ao nomeado pelo departamento de Gestão de Pessoas. “Os documentos passam por uma conferência. Se, porventura, estiver faltando alguma coisa ou exista alguma inconsistência de dados, nós devolvemos o e-mail informando o candidato e solicitando as alterações”, explicou Matos.
Caso a documentação seja aprovada, o setor de Recursos Humanos do Crea-GO agenda o exame admissional do candidato na clínica que presta serviço ao Conselho. Dessa maneira, ao iniciar suas atividades no Crea-GO, o profissional já estará apto, com todos os dados organizados junto ao sistema da Autarquia.
Integração dos aprovados
Durante esta semana, os novos colaboradores passaram pela integração, com palestras sobre o sobre o funcionamento do Conselho, do Sistema, dos 12 departamentos e 28 Casas da Engenharia instaladas no interior do Estado. Após esse processo, cada um foi direcionado à unidade a qual irá atuar profissionalmente.
As boas-vindas do grupo ficaram a cargo da gestora do Departamento de Gestão de Pessoas da Autarquia, Thaís Matos Garcia. “Para nós é uma alegria realizar o curso de formação com a primeira turma de aprovados”, afirmou. Ainda segundo Thaís, os novos colaboradores serão apresentados a todos os gestores de departamentos para que tenham uma visão global da Autarquia. “Também faremos um tour pelo Conselho para que conheçam nossa sede”, explicou.
A superintendente do Crea-GO, Zilma Percussor Peixoto também conversou com os novos profissionais. “Aos poucos vocês vão se ambientar, entender o organograma. O Conselho não é um lugar que você chega e fica entediado que só faz uma coisa, ao contrário, aqui fazemos muitas coisas ao longo da carreira”, projetou a superintendente. Zilma também lembrou aos novos profissionais as conquistas dos trabalhadores do Crea-GO nos últimos anos. "Nós conseguimos aprovar o novo plano de cargos e isso representou uma vitória”, disse. Durante a semana de treinamento, cada gestor de área apresentou aos novos colaboradores um pouco de seu trabalho e equipe.
Nova Jornada
Ser nomeado e tomar posse em concurso público representa o sonho de muitos concurseiros que esperam ansiosos pelas listas de chamadas. Com alguns dos nomeados pelo Crea-GO não foi diferente. Esse é o caso, por exemplo, do engenheiro eletricista Fabiano Carlos Santana e Silva que decidiu tentar emprego público como alternativa para alcançar a tão sonhada estabilidade profissional. No último concurso do Crea Goiás, Fabiano foi aprovado para o cargo de assistente administrativo e agora integra a primeira turma de formação do certame. “Gostei bastante da recepção que foi organizada para nos receber, também da organização da Autarquia. Meu objetivo aqui dentro é crescer profissionalmente”, projeta o engenheiro.
A estabilidade também foi o fator que atraiu o analista de sistemas Rodrigo Ferreira da Costa, aprovado para o cargo de analista administrativo do Conselho. “Poxa, é uma alegria você poder dizer que é servidor público federal de uma autarquia tão respeitada como o Crea Goiás”, contou Ferreira. Rodrigo, que tem deficiência na perna, entrou como PCD. Assim como ele, a estudante de Engenharia Elétrica Dária Gabriella Bueno também foi aprovada no percentual de vagas destinadas à Pessoa Com Deficiência. A estudante, que tem baixa visão em um dos olhos, foi nomeada para o cargo de assistente administrativo. Feliz, Dária comemora o resultado da nova jornada profissional. “ Esse é meu primeiro trabalho formal e eu abracei essa oportunidade. Assim como outros profissionais, espero crescer aqui dentro”, celebrou a futura engenheira elétrica.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO