Estamos online!

menu

Crea-GO e Aprosoja dialogam sobre fiscalização rural

Reunião foi mediada pela deputada federal, eng.agro. Marussa Bodrin

Publicado: 16/05/2024 - Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Crea-GO




O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), engenheiro Lamartine Moreira, recebeu, nesta quinta-feira (16/05), representantes da  Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) acompanhados da deputada federal, eng. agro. Marussa Boldrin, de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e de produtores rurais. A reunião teve como objetivo aproximar o Conselho dos produtores rurais do Estado. “Diariamente estamos treinando nossos profissionais e a nossa cultura é do diálogo”, refletiu o presidente. 

Entre as pautas do encontro estiveram a fiscalização de lavouras pelo Crea-GO e as estatísticas relativas a esta fiscalização. “Essa reunião é importante porque cada um tem o seu papel e, às vezes, temos dificuldade em dialogar. Nós vivemos no país onde cada um quer ser beneficiado e não contribuinte. Então, esse diálogo hoje é fundamental para alinharmos os diferentes interesses”, destacou Marussa Boldrin. 

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances, nesta gestão, o Conselho tem investido na capacitação de profissionais e o percentual de multas aplicadas no âmbito rural é de apenas 1%, em relação ao total de fiscalizações em 2023. “Nossa intenção não é multar, mas orientar. Por isso, mensalmente temos reuniões com nossos fiscais que estão em campo.  É a sensibilidade e a percepção deles que nos orientam aqui”, afirmou o gerente de fiscalização.

Segundo o assessor institucional de Parcerias do Crea-GO, engenheiro Roger Danillo, o processo de fiscalização na Agronomia já sofreu modificação. “Numa mesma ART o profissional pode informar áreas contíguas e polígono. O que acontece na prática é que o profissional não informa isso na ART e o fiscal, ao chegar na propriedade, não consegue identificar a cobertura da ART referente à cédula rural”, explicou Roger.

Diante disso, os profissionais da Agronomia precisam estar atentos na hora de preencher a  ART. “Nós temos tecnologia para verificar as múltiplas informações dentro do Registro Técnico. Conseguimos verificar os polígonos, por exemplo”, refletiu a superintendente do Crea -GO, Zilma Percursor. A superintendente reforçou a parceria do Conselho e a abertura da Autarquia para o fornecimento de informações tanto aos profissionais que atuam no campo, quanto aos produtores. “Ficamos satisfeitos com a reunião e estamos abertos ao diálogo”, finalizou o presidente do Crea-GO,  Lamartine Moreira.