Crea-GO participa de audiência pública sobre PDDU

Diagnóstico das bacias hidrográficas dos córregos Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral foi apresentado no evento

Publicado: 26/06/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e Imprensa do Crea-GO

Membros do Grupo de Trabalho de Drenagem Urbana do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) participaram da 1ª audiência pública do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-Gyn), realizada nesta quarta-feira (26), no Paço Municipal. O encontro teve como meta apresentar o  diagnóstico das bacias hidrográficas dos córregos Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral.

“O Conselho tem acompanhado essa pauta  com o Grupo de Trabalho e queremos contribuir com as discussões e iniciativas sobre o tema”, afirmou o presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira. Do Crea-GO, acompanharam  a reunião o assessor institucional Antonio de Pádua, o membro do GT de Drenagem, Alexandre Garcês, e os conselheiros Gerson Tertuliano e Marlison Noronha. “É urgente um sistema de drenagem para o escoamento adequado da água na Capital. Nós precisamos garantir a permeabilidade do solo.

O Protocolo de intenções para o PDDU foi assinado entre a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2023. Segundo o coordenador do Plano Diretor, professor e pesquisador Kleber Formiga, o plano tem mais de sessenta profissionais de Goiânia. “Estamos treinando pessoas de Goiás para trabalhar por Goiás”, destacou o pesquisador.  Na ocasião, Formiga agradeceu a “parceria com o Crea-G, que tem acompanhado e contribuído com o Plano Diretor de Drenagem Urbana”.

O PDDU é um instrumento de planejamento que visa gerenciar os escoamentos de águas pluviais em áreas urbanas, minimizando os impactos das enchentes e alagamentos. Além disso, tem a função de melhoria da qualidade de vida, com preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Para o estudo da UFG, Goiânia foi dividida em 13 bacias hidrográficas. De acordo com parte do levantamento, referente aos  córregos Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral os afluentes estão em áreas urbanizadas e algumas altamente adensadas  como Jardim Goiás, Setores Bueno e Marista. Nas pesquisas estão sendo utilizadas imagens via satélite, drones e programas de modelagem.

A drenagem urbana é um tema amplamente acompanhado pelo Crea-GO. Por isso, a Autarquia conta com o Grupo de Trabalho formado por profissionais habilitados, representantes do município e da sociedade civil organizada que analisam e propõem ações sobre a drenagem na Capital. A meta é tornar a cidade resiliente com adaptações capazes de minimizar os riscos de enchentes e alagamentos.

PDDU-Gyn

Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU/GYN). Na Universidade, o convênio é gerido administrativamente e financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos.

WhatsApp Image 2024-06-26 at 15.35.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 15.33.21.jpeg