Estamos online!

menu

Em Rio Verde, assessores do Crea-GO conhecem Usina de RCC municipal

Visita integra cronograma para conhecer o tratamento de resíduos da construção civil e propor soluções ambientalmente sustentáveis

Publicado: 01/08/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




Em visita técnica a região Sudoeste do Estado, nesta quarta-feira (31/07), os assessores institucionais do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) Antonio de Pádua e Roberto Viana Filho conheceram a  usina municipal de reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) de Rio Verde, administrada pela prefeitura da cidade. “As Engenharias e profissionais do Estado de Goiás são muito responsáveis e têm o compromisso com a sustentabilidade e a sociedade. A destinação dos resíduos sólidos da construção civil é um tema muito sério e, por isso, o Crea Goiás está atento quanto às boas práticas e inovações relacionadas ao assunto”, declarou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. 

A usina de Rio Verde tem capacidade de 40 toneladas/hora. O local recebe, por enquanto, apenas os resíduos gerados nas obras do próprio município e isto tem permitido que o RCC seja destinado já com separação entre o resíduos cinza (de concreto) e vermelho (de material cerâmico) conferindo melhor qualidade ao reciclado. O rejeito é encaminhado para o aterro sanitário. A próxima etapa do projeto é encaminhar para a usina também os resíduos de construção recebidos nos ecopontos.

O resultado da reciclagem é um agregado com quatro granulometrias: areia, pedrisco, brita 1 e brita 2. A maior parte do material ainda está sendo armazenada no próprio local e apenas uma parte está sendo destinada para a fábrica de artefatos de concreto do próprio município, que a utiliza como parte dos insumos dentro das condições previstas na normas da ABNT.

A usina está na estrutura administrativa da secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, cujo secretário é Tyrone César Furquim de Oliveira. O terreno ocupado pela usina é bem amplo e ao lado dele há ainda espaço que deve ser futuramente utilizado para a instalação de uma fábrica de artefatos de concreto como tubos, meios fios, tampas de bueiro, entre outros.

Desde o primeiro semestre deste ano,  os assessores institucionais do Crea-GO têm realizado visitas a usinas de RCC na região Metropolitana e interior de Goiás para conhecer a realidade do tratamento desses resíduos em todo Estado, bem como para propor um programa com alternativas sustentáveis para a reciclagem desse tipo de material. “A sociedade convive com o crime ambiental do descarte incorreto desse tipo de material em lotes vagos e áreas de preservação permanente”, afirmou Antonio de Pádua. 

De acordo com o assessor Institucional, Roberto Viana, as visitas às usinas de RCC em Goiás contribui para compreender a  logística e a estrutura utilizadas por esses municípios, o que contribui para o compartilhamento desses exemplos a outras localidades, através de cartilhas que serão elaboradas com tais informações. “A reutilização de materiais na construção civil é essencial para evitar danos ambientais e promover a sustentabilidade. O resíduo de construção reciclado se transforma em novos materiais, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais e a produção de resíduos.A partir disso, o Crea-GO está desenvolvendo um projeto que busca estender a iniciativa de destinações corretas de resíduos da construção civil a municípios que ainda não possuem esta solução”, conclui Viana.

 



WhatsApp Image 2024-08-01 at 08.08.23 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-01 at 08.08.22.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-01 at 08.08.23.jpeg