Colaboradores atuarão em parceria com PM, PC, Corpo de Bombeiros e Prefeituras
Publicado: 02/08/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaOs novos analistas de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), após passarem por treinamento na sede da Autarquia, em Goiânia, assumiram, nesta semana, postos de trabalho no interior do Estado, onde atuarão como fiscais. Os profissionais concursados, que foram recebidos pelos inspetores dos respectivos municípios, fortalecerão o trabalho em Uruaçu, Rio Verde, Itumbiara e Goianésia. “Com estes novos profissionais, reforçamos nossa atuação no combate ao exercício ilegal da profissão, que tem sido a marca registrada da nossa gestão”, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
Para integrar os novos colaboradores do Sistema em suas bases regionais, o gerente de Fiscalização do Crea-GO, engenheiro Jeorge Frances, apresentou cada um dos fiscais nos municípios em que eles atuarão. “Essas visitas têm como objetivo apresentar a cada um deles os parceiros que o Conselho tem nessas cidades. Parceiros que atuam em conjunto com a Autarquia fortalecendo nosso trabalho no interior, como a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e as Prefeituras”, explicou Frances.
De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-GO, nesta gestão, o Conselho tem investido na capacitação de profissionais e o percentual de multas aplicadas no âmbito rural é de apenas 1%, em relação ao total de fiscalizações em 2023. “Nossa intenção não é multar, mas orientar. Por isso, mensalmente temos reuniões com nossos fiscais que estão em campo. É a sensibilidade e a percepção deles que nos orientam aqui”, afirmou o gerente de fiscalização. Além disso, o gerente lembra que a atual gestão tem trabalhado intensamente no combate à atuação de leigos nas vagas que deveriam estar sendo ocupadas por profissionais habilitados.
Outro grande avanço para os profissionais é que, além da habilitação legal, os analistas trabalharão na verificação da atividade profissional, verificando más condutas, acobertamentos e também a qualidade dos serviços prestados. "É uma forma de combatermos a prática conhecida como "canetinha de ouro', em que o profissional só assina, mas não trabalha, de fato. Com a não dedicação de tempo, esse este profissional pratica concorrência desleal e preços predatórios que prejudicam a qualidade do mercado, além de colocar em risco toda a sociedade" explicou o presidente do Crea Goiás.
Os novos analistas foram aprovados no último concurso da Autarquia, realizado em 2023. A homologação do certame ocorreu em fevereiro deste ano. Já as convocações começaram no último mês de abril, com a realização escalonada de cursos de formação. As provas foram aplicadas para sete regiões do Estado, onde há Casas das Engenharias no interior.
Novos analistas de Fiscalização
O Crea-GO contratou 5 analistas para a área de fiscalização da atividade profissional. Durante o período de três meses, eles passaram por estágio de treinamento, onde analisaram 31 processos. Desse total, foram realizadas fiscalizações da atividade, denúncias e emissão de CAT’s, e identificação de 9 ações de má conduta profissional que ensejaram na abertura de processo ético. Além disso, os novos colaboradores também pediram a reanálise de 10 processos de CAT’s, emitiram 5 ofícios orientativos (um desses culminou na anotação de 144 ART’s da modalidade agronomia), 7 autuações por acobertamento profissional, anulação de 20 ART’s, 2 autuações por exorbitância e realizaram 2 inspeções de acessibilidade.
O Crea-GO vem investindo na fiscalização da atividade profissional com o intuito de valorizar o profissional. A contratação de 2 agrônomos, 1 engenheiro eletricista, 1 engenheiro civil e 1 engenheiro de minas é mais uma demonstração da importância dessas ações. O combate à atuação de leigos e "canetinha de ouro", que desrespeitam os profissionais legalmente habilitados e comprometidos com sua importância social, contribui com aqueles que atuam de maneira responsável e ética e a segurança da sociedade, além de cooperar com o acesso universal das pessoas com deficiência em edificações públicas.
Os analistas, nesse período, fizeram curso de pilotagem e de modelagem com drone, estando assim mais capacitados no desempenho de seus cargos. Também receberam veículo, smartphone, laptop, tablet, trena eletrônica e EPIs para subsidiar o desempenho de suas atividades.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem