Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia representou Autarquia goiana nos debates
Publicado: 08/08/2024 - Fonte: Confea/ Coordenação de Publicidade e ImprensaO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) participou da aprovação das diretrizes trianuais da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO). A Autarquia goiana, representada pelo conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, engenheiro agrônomo José Reis, contribuiu com os debates que envolveram questões relacionadas a agrotóxicos, defesa das competências originárias dos engenheiros agrônomos e ainda capacitação e formação profissional. As três diretrizes deverão ser conduzidas por todas as coordenadorias regionais pelos próximos três anos. A proposta divulgada nesta quarta-feira (07/08) será encaminhada à Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) para deliberação e apreciação do plenário.
Segundo o coordenador da CCEAGRO, Antônio Barreto, a intenção é que, durante os próximos três anos, sejam realizados fóruns em cada coordenadoria especializada para tratar os temas e levantar as informações e posicionamentos de cada diretriz. “Esse material será tabulado em formulários que vamos definir até o final do ano. Definimos já um modelo de formulários para que tenha unidade, mas cada região terá um fórum com o resultado para fazer as tratativas disso”, descreve.
O presidente do Confea, Vinicius Marchese, esteve na reunião, ouviu propostas e se manifestou sobre a importância do agronegócio para o país. “O agronegócio é responsável por 30% do PIB nacional. Precisamos mostrar que a sustentação de todos esses números que a gente vê na cadeia de produção está nos profissionais da Agronomia que têm a formação técnica para que esses números aconteçam”, considerou.
Na pauta da reunião da CCEAGRO, houve a palestra “A Responsabilidade Técnica e a Distribuição de Insumos Agropecuários”, proferida pelo Eng. Agr. Me. Antonio Luiz Neto Neto, Ger. de Educação e Treinamento da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, e Enga. Agra. e de Seg. do Trab. Esp. Onilda Arantes Albuquerque, Coord. Téc. e Ambiental da Andav), na qual foi apresentada a importância e posicionamento do setor de distribuição de insumos para a agropecuária e representatividade do profissional engenheiro agrônomo nesse cenário. Ao mesmo tempo, os palestrantes falaram da importância do diálogo entre a entidade e o Sistema CONFEA/CREAs, principalmente quanto à harmonização de procedimentos nos regionais.
Foram apresentados o andamento de diversas ações desenvolvidas pelos coordenadores: Identificação das obras e serviços de rotina, executadas pelos profissionais do Sistema Confea/Crea, que podem ser enquadradas como ART múltipla; Elaboração da nota técnica para a fiscalização das infrações referente ao art. 16 da Lei no 5.194/1966, de cada modalidade; Elaboração/Atualização do Manual de Fiscalização; Cadastramento dos cursos de graduação e pós-graduação que ainda não estão cadastrados no regional e apresentação de listagem desses cursos cadastrados para encaminhamento ao Confea, em cumprimento à Resolução no 1.073, de 2016.
Por fim, foi apresentada a palestra “Oportunidades para o Engenheiro Agrônomo no Sistema SENAR/CNA” pelo Eng. Aquicultura e Superintendente SENAR-DF, Dr. Eduardo Schulter.
No último dia, a reunião promoveu uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária do Programa de Assentamento do Distrito Federal (Coopa-DF).
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem