Prêmio dividido em sete categorias é considerado o Oscar da Sustentabilidade
Publicado: 13/08/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaCom recorde de inscrições, o Prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema 22ª Edição homologou 213 projetos nas 7 categorias da premiação. Entre 22 de maio e 22 de julho de 2024, período destinado à inscrição, 255 propostas foram inscritas, entretanto, 42 foram desclassificadas por falta de documentação ou por estarem em duplicidade. Com a homologação, os documentos seguem para segunda e terceira etapas de verificação. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
“Superar o índice de inscrições homologadas dos últimos 20 anos é muito significativo para nós porque demonstra a credibilidade que o Crea-GO tem com a sociedade e com o meio ambiente. Isso amplia nossa responsabilidade social e mostra que o Troféu Seriema é, de fato, o Oscar da Sustentabilidade”, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
Segundo a assessora de Sustentabilidade do Crea-GO, engenheira Wanessa Rocha, boa parte dos trabalhos desclassificados estavam em duplicidade e foram considerados aptos os últimos projetos enviados pelos mesmos autores. “Na primeira triagem verificamos as inscrições repetidas, ou seja, alguns candidatos fizeram mais de uma inscrição. Nesse levantamento, verificamos que eles alteraram a descrição do trabalho, anexaram link de vídeo, anexaram apresentação. Portanto, melhoraram a inscrição. Nesses casos consideramos a última inscrição que estaria mais completa”, explica Wanessa.
O Troféu Seriema é um dos maiores prêmios de meio ambiente do país, e tem o intuito de reconhecer trabalhos da sociedade que, por meio de ações, impactam na sustentabilidade do planeta e promovem a conscientização ambiental.
Os 213 projetos homologados estão inscritos em uma das sete modalidades da premiação, sendo elas, Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS. De acordo com Wanessa Rocha, todo o julgamento de projetos é feito de maneira imparcial, mantendo a lisura do processo ético e julgador. “Tudo é feito dentro do sistema. Os avaliadores não têm acesso às notas dos demais candidatos”, explica a assessora de Sustentabilidade.
A segunda etapa ranqueia as notas por média de classificação dos candidatos. Nesta fase, das 213 inscrições homologadas serão selecionados, de acordo com a posição no ranking, 42 projetos. Essas propostas serão encaminhadas a comissão julgadora composta por 11 membros do país com notório saber no tema socioambiental. Dessa maneira, serão selecionados os três finalistas de cada uma das 7 modalidades. No próximo dia 23 de setembro o Crea-GO divulgará os nomes dos finalistas.
Já os nomes dos premiados serão divulgados na solenidade de premiação que será realizada presencialmente, em Goiânia, e com transmissão nas redes sociais do Crea-GO, em novembro de 2024. Ao projeto vencedor, será destinado o Troféu Seriema. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificados.
Além do Confea, o prêmio também conta com apoio da Mútua.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem